quarta-feira, 30 de maio de 2012

LICENÇA PARA ARETHA MARCOS...


Essa é Aretha Marcos
Bom, o que eu sabia da Aretha? Filha de Vanusa e Antonio Marcos, algumas lembranças dos programas infantis dos quais ela participou de forma graciosa, aqueles olhos espertos, aquele sorriso eterno no rosto.Ela guarda eles até hoje. Eu já era adolescente, mas amei aqueles especiais, A Arca de Noé foi meu preferido. Apesar que, a bem na verdade, o adolescente é uma criança grande kkk e eu ainda estava entrando na adolescencia...ai pronto. Gostei tanto desses especiais que um dos presentes que dou para os recèm nascidos, filhos de amigos meus é o Cd Arca de Noé e hoje incluo também o CD Grandes Pequeninos do Jair Oliveira.
Bom, em plena era virtual, onde voce pode conhecer o som de artistas de sua casa mesmo, sem pagar nada, sem pagar em termos né? Pagamos a conexão (rs rs)...tem gente que consegue fugir até disso, mas eu ainda não. E eu também ainda não sei "conhecer" o som de ninguém assim, acho muito estranho, não consigo sentir vendo vídeos na internet, se já conheço o artista é outra coisa, curto os vídeos não sei explicar o porquê! Acho que até sei...já conheço, né? E ouvir música também é outro problema tudo pra mim tem que ser saboreado, eu preciso de tempo, não saboreio nada, se ouço muita coisa diversa, pra mim vira excesso de informação, e ai não capto nada, admiro quem consegue (rs rs). Quando, por exemplo, adquiro um CD, eu tenho que ouvir e ouvir e ouvir, só ele, curti e sentir...saboreá-lo mesmo, sentir todos os "gostos"...Sou assim fazer o quê?!

Então, pra não dizer que nunca havia "visto" e ouvido a Aretha, a vi, certa vez, no cara que mais abre portas para os artistas, o "Titio Ronnie", mas foi um finalzinho e quando decidi esse mes que iria vê-la ao vivo, no Bar Ao Vivo, em Moema, não quis saber de ouvir nada, queria que tudo fosse surpresa, e assim decidi e assim foi, a única coisa que sabia era que no Cd dela tinha regravações e tinha composições próprias e que tem uma grande influencia do Jazz...E também que, nos shows sempre abre espaço para homenagem a seu pai. Bom, então vamos lá né?

Fui sozinha, dia 24/05 (quinta-feira) sentei em uma mesa no fundo do bar. O show marcado para começar as 22, cheguei cedo 21h30, rolava um som instrumental...beleza! Essa galera deixou o palco as 22h, fiquei um pouquinho tensa...pensei..`.Putz! O show vai atrasar um bocadinho, também já esperava isso, barzinho kkk, né? Mas, vamos ver e ouvir...Umas 22h35 ela entrou no palco...O palco pequeno, mas coube, batera, baixo e guitarra, na frente e em um canto um baú com uma foto de Antonio Marcos.
Ela entra, mas não entra cantando entra interpretando um poema, que pensei que pudesse ser do pai, mas que depois pensando só se fosse autobiográfico e porque não? Mas, nesse caso é de Debora Duarte para ele.
TONINHO POR DÉBORA
Era uma vez... um homem / Que tentava cativar... / Atravessava o dia desvairado / Louco entre as obrigações.
À noite, não: l e voava pro quarto / Se estendia no chão / Falava com seu gato / Respirava sonhos / Aspirava pólens...
Um dia, quase virou flor! /  No entanto, ele sempre acordava / Antes que se desse o fim do sono,
Sempre suado, suando, lendo, recitando... /E  dava pra dizer, dizer, dizer.../ Falava sobre a tempestade
E a sua testa era salgada! /Não se acalmava nunca / E só se acalmaria docemente
Quando seu coração fizesse amor de corpo inteiro / Era um homem que amava lento / E olhava nos olhos.
Depois, pra voltar a dormir / Antes de chegar o fim do sono / Ele abria a porta, a janela
E o peito ao vento / Nada, nunca pedia / Sendo, tudo teria ! Finalmente dormiria / Que depois do fim se acorda,
Que o fim do sono  É bom dia!
"

Quando ela disse esse "bom dia" eu já estava em lágrimas e emendou Como vai voce e seguiu mais umas 4 canções em homenagem ao "Seu Toninho", seu pai. A cada canção uma breve história...

Menina de trança, Eu vou ter sempre voce, Voce pediu e eu já vou daqui (essa eu amo de paixão, conheci com Nando Reis, talvez não né? Talvez eu tenha amado com o Nando, por uma questão de memória auditiva e não saiba, como aconteceu com a Galha do Cajueiro quando ouvi com Luciana Mello e sai cantarolando de um show e minha irmã mais velha perguntou aonde voce ouviu essa canção e lembrou que um irmão a cantarola quando criança, portanto a minha paixão por Voce pediu e eu já vou daqui pode ser pela memória auditiva)...E encerrou com Sonhos de um palhaço...A emoção rolou forte. Não atribuo essa emoção, ao simples fato da homenagem de uma filha para o pai, até porque não é de hoje que assisto a tributos, né? Mas, foi algo diferente! E rolou outras emoções mais a frente com seu próprio repertório.
Tem artista da música muito tímido, que entra no palco, canta, fala boa noite, canta, canta e canta e depois agradece e vai embora. Tem artista um pouco tímido, que encara a timidez, entra no palco, canta, fala boa noite, conversa com a plateia, mas usa seus músicos de apoio para falar...Aretha é uma artista que não senti timidez alguma (rs rs) entrou recitando, cantou e falou boa noite...Falou com a plateia, falou com os músicos, falou com alma e com graça, falou, cantou, falou, cantou...e assim foi por 1h30....Graciosa, bela...Cantou Jazz, cantou Rock, cantou Samba...Encantou...E entendi porque me emocionou, porque é intensa e passou verdade em suas interpretações, seus gestos, sua performance não me pareceu em nada pensado e sim naturais, se foram pensados não deixou transparecer, pelo contrário...Na intensidade não senti dramaticidade exageradamente teatral, senti emoção verdadeira...Acho que esse é o diferencial nela...E conclui que realmente é no palco que tem que estar e que sente-se bem de estar, é embaixo das luzes sendo observada...ai seu sorriso ilumina mais que as luzes e ai a energia rola solta chega na plateia, plateia que não deixa o ambiente do mesmo jeito que entrou...ela nos transforma, faz um bem!

Do repertório do seu disco gostei muito das duas regrações, pela ordem do meu gosto, Resposta ao Tempo e Non Je Ne Regrette Rien, de suas composições amei: Tudo que posso com voce, e Mulher do Sacana,uma homenagem ao Reginaldo Rossi, muito boa...mas a paixão bateu forte com TEMPERO, simples mais tão linda...temperou tudo muito bem na noite do dia 24/05 e o sabor que ficou na minha alma foi um sabor de quero mais...prometi e vou cumprir preciso de um outro show...

Preparei esse texto no dia seguinte ao show e parei nesse parágrafo, precisava das fotos e resolvi hoje pedir a ela o setlist do show, via twitter @arethamarcos  ela é muito atenciosa, eu me sinto até mal, sinto que estou incomodando, e ai falei com a maior segurança que a última canção eu lembrava: Tempero, mas ela disse que a última foi Escada abaixo e assumiu que adora um láiá, as duas canções tem láiá. 

Daniel Conti, Aretha Marcos, Gabriel Altério e Peter Mesquita

Fato é que a noite foi especial, quem me conhece sabe que eu não consigo falar, no caso, escrever se não sinto...Se ela me provocou esse texto...é porque ela faz com muita verdade e segurança o que corre em suas veias...a arte de cantar.

Parabéns Aretha! Sucesso! 

http://soundcloud.com/arethamarcos/sets/cd-aretha-2010/ (ouçam dúvido que não vão amar)



Fotos: Aretha Marcos_Ao Vivo music/SP_24/05/2012

 http://www.facebook.com/media/set/?set=a.371590506231812.87453.203915356332662&type=3

Assim que receber o setlist acrescento aqui...queria publicar logo o texto...sou assim fazer o quê?! kkk Até porque amanhã a noite tem mais coisas

EM NOVEMBRO VAI ROLAR UMA HOMENAGEM A ANTONIO MARCOS 09 E 10 DE NOVEMBRO EM DOIS TEATROS QUE NÃO REGISTREI OS NOMES....MAS VOU DIVULGAR AQUI DEPOIS 


E.T (esqueci dessa como assim)






5 comentários:

Andréia Pereira disse...

Lindo seu texto Neli !

Mariana Mattos disse...

Nelizinha, confesso que fico enciumada quando vc usa este espaço para falar de outros (ou outra) que não seja o Pedro (fazer o quê, como todo ser humano, sou carregada de falhas e paixões...), mas imagino que esta moça deve ter feito bonito para lhe emocionar assim. Prestarei atenção. Adoro sua generosidade e não consigo entender como vcs conseguem captar e fornecer tantas informações! bjs admiradores. MarianaMattos

pedromarianoavoz disse...

obrigada Andreia! Mas, eu reforço o que eu digo, só falo o que sinto, se não tivesse gostado verdadeiramente não falaria nada.

pedromarianoavoz disse...

ahahh Má, mas logo voce que também tem uma legião de ídolos?! E não tem porque né? O próprio Pedro já disse que não é ciumento,(não que ele se preocupe com esse espaço kkk) então...Vamos divulgar o que é legal!
bjs
Neli

Camila disse...

O Gabriel Alterio foi o baterista?? Esse menino timido eh uma graca!! A Vanusa, mae dessa menina, frequentava d+ meu ex predio aqui de SP jah... E me lembro de ver a Aretha com a mae pelo elevador, ainda pre-adolescente!! Eu em uma das vezes, conversei com elas (mae e filha) e falei da epoca da Arca de Noe, q eu curti mto., mto., na minha infancia, no q a mae ficou orgulhosa e a filha timida!! Bom, saber q ela estah cantando e encantando por aih!!

Bjinhossss proce,
Camila.