sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Virada Cultural de 2012...a minha!


A primeira, o começo...sabado 05/05 por volta das 19 horas

Anunciado a Virada Cultural 2012, Oitava edição e mais uma vez o Pedro Mariano ficou de fora, só por isso nem me empolguei com essa grande "feira cultural" (eu sei, sou viciada nesse moço e daí?!). Mas claro, que sabia que eu iria ver alguma coisa e dessa vez queria aguentar mais e não ir pra casa depois de ver duas atrações, como foi no ano passado. Dessa vez queria mais, porém não me empolgava em ver a Programação...sei lá!

Deixei as coisas irem acontecendo, vendo as pessoas comentando suas agendas...dias antes fiquei sabendo que teria no minhocão a tal área gastronômica, que acabou sendo o centro das atenções e dos noticiários. Até fiquei interessada, mas fiquei pensando que seriam barracas com comidas típicas desse imenso país, me empolguei e estava afins de fazer um pit stop por lá. Só depois é que fiquei sabendo que era alta gastronomia a preço camarada, grandes chefs fazendo seus pratos especiais. E ai já viu a concorrência, por sorte acabei não passando por lá, deu um confusãozinha né? Melhor guardar um dinheirinho no ano, sentar no restaurante sem pressa e comer o bendito prato, não? 

Publico no Céu Jd. Paulistano olha a Fá ai
"Por sorte"...pois a Fá soltou sua programação:
Baile do Simonal (Céu Jardim Paulistano - Fá a caminho dos 50 Bailes) as 18 horas do dia 05 (sábado) início da Virada; 

Marcelo Nova cantando Raul Seixas (Sesc Santo Amaro) 23 horas;

Jorge Ben (Madrugada na Chopperia do Sesc Pompeia) 3 da manhã

e as 9 da manhã de domingo (horário de missa kkk) Jair Rodrigues no mesmo Sesc Pompeia (teatro)

Me animei para esses shows, o publico é limitado, espaço coberto, banheiros limpos, lanchonetes...humm! Pensei, quem sabe aguento até o domingo a tarde, até de manhã vou ter que aguentar mesmo, como diz a Fá, ingresso comprado, ou não, nesse caso kkk adquiridos gratuitamente, compromisso inadiável.
Tudo esquematizado parecia fácil...bora pegar os convites para esses tres shows que seriam distribuídos as 14 horas do dia 05 e podia ser pego gratuitamente em qualquer unidade dos Sescs.

Para democratizar o acesso, ou melhor dizendo, socializar o acesso a todos, todo mundo tivesse oportunidade de prestigiar um espetáculo nos Sescs, os Sescs limitaram a dois por pessoa e a tres espetáculos...parecia fácil, mas....

Cheguei a pensar em ir até um Sesc, mas, fiquei sabendo que as Anas iriam quebrar o galho, a Ana, filha da Fá foi fazer o favor para  a mãe e pegou a fila no Sesc Pompeia, pegou os convites para a Fá e a Thais;  e a outra Ana pegou pra mim e pra ela....bom não precisei sair, fiquei tranquila, nem tanto kkk, afinal, quando decido que quero ir ver algo, me dá agonia kkk, mas fiquei esperando notícias, não demorou, antes das 15, as "Anas" já estavam com os nossos convites, era se arrumar e cair pra rua.

Então às 15 do dia 05 já sabia a programação e quem seriam as companhias, Fá, Thais e Ana Paula. Elas decidiram começar a Virada antes, indo ao Parque da Juventude ver o show da Maria Rita cantando Elis, eu particularmente, não me empolguei, até tinha a curiosidade e quando saiu a primeira data 17/03 me animei pouquinho, depois mudaram para 22/04, o que não me conformei, pois a justificativa para a mudança não me convenceram, só 10 dias antes é que foram descobrir que a parte externa do Auditório Ibirapuera não comportaria o público esperado e cancelam pela segunda vez. Achei muito estranho...afinal, uma das primeiras coisas que, acredito, se pensa é o público esperado para o tal evento e se o local comporta, tem que haver esse estudo...por conta disso...achei meio falta de respeito e como já não estava no barato mesmo não fui...e eu tenho um problema sério com multidão kkk 1,52 (e meio kkk) é muito ruim.

Sai de casa pouco antes das 16, pra chegar no Jardim Paulistano (é longe kkk) as 18h30 e encontrar essas meninas, o que falar da Fá...o pique de dar inveja, acordou as 4, trabalhou...da Thais que como psicóloga deve só ficar estudando e se estudando...porque eu tô aqui...será que aguento? kkk e a Ana que só fica na dela, mas, parece que curtiu as doidas e desse momento em diante foram praticamente 25 horas em boa companhia.

Quando cheguei, ou melhor, antes de chegar, mas já na rua do Céu já ouvia o Simoninha dizendo Sim, sou negro de cor meu irmão de minha cor deu um aperto, perdendo a música que mais curto curtir em show, mais do que qualquer música do Pedro é a minha música. Pois, a história que já contei no outro endereço, a música foi apresentada pela primeira vez no mes do meu nascimento, mes e ano, fevereiro de 67, e gravada meses depois. É um grito de liberdade e de igualdade que eu faço coro, é um absurdo pessoas serem tratadas com preconceito por conta de sua cor...somos todos seres humanos...a essência é uma só, essa não tem cor, raça, sexo, classe social..Fato é que ao ouvir, pensei...Ué! Não é no Teatro, já que todo show nos Céus foram no espaço do teatro. 

Quando cheguei era no espaço aberto ao ar livre, todo mundo em pé curtindo o som do Simonal. Nos palcos os "meninos", eles se tornam crianças de novo, Max então...(rs rs). Eles são acompanhados por uma banda afinadíssima....Marcelo Maita nos teclados, Bateria Daniel de Paula, Baixo Robinho Tavares e Percussão Cris Galante com apoio em algumas canções do Simoninha quando esse não estava nos vocais...e OS METAIS...U UH! KKK Sidmar, Denilson e Donny, acho que é esse o nome do Sub do Will e o Max no vocal e guitarra. O Baile foi uma uva (rs rs)...bom pra começar a virada...E eu treinando meu assobio na "virada" que a bateria faz em Vestia Azul...segundo o Maita melhor eu não tentar mais kkk. Vou ouvir o que o Max tem a dizer kkk pois ele já me elogiou, não nessa parte, mas ele disse que eu acompanho os metais numa canção, que no dia em que ele comentou ele não lembrava em qual, já faz tempo, mas disse que não é um assobio simples kkk...e eu me achei kkk o Maita gosta de implicar kkk.

Acabou! Ficamos um pouquinho por ali, sem pressa conversamos um pouquinho com os músicos, conheci um pouco mais da figura que é o Robinho, Sidmar, Daniel.

Bom, já era 20 horas precisávamos chegar em Santo Amaro, mas antes a Fá precisava passar em Perdizes para pegar os convites dela os meus estavam com a Ana Paula.  No caminho paramos para comer no Pão com Manteiga da Edgar Facó, nome bem simples, mas lugar bom, tranquilo. Alimentadas seguimos....

Como twittou Ana @volumedois ao publicar essa foto TOCA RAULLL!
Sesc Santo Amaro...de Black, de samba rock vamos para o Rock, mas esquecemos, que os hits de Raul não são parceria do Raulzito com Marcelo e sim com Paulo Coelho, o show era Marcelo Nova e no release dizia que ele cantaria Raul, mas no impresso do Sesc estava só Marcelo Nova.


Eu tinha um vizinho que tinha tudo de Raul, mas juro das canções que ele cantou umas duas ou três eu já havia ouvido...Tô achando que só algumas foram parceria dele com o Raul, a grande parte do repertório da noite foi música do Marcelo solo. Apesar de não conhecer as músicas curti o som...os meninos (meninos mesmo kkk) bons! Vários instrumentais arrebentaram. Apesar dele abrir o show dizendo "ninguém vai sair vivo daqui..." saímos! kk

E a performance do Marcelo é boa...também quantos anos de palco só no rock?!...só não curti ele dizer que os anos 80 foram uma merda...E que essa coisa de querer ficar ouvindo hits kkk vivendo do passado não faz bem...Concordo que não dá pra ficar vivendo do passado, o presente e o futuro tem muito mais a oferecer, mas uma visitinha de vez em quando é bom kkk. E se a homenagem era a Raul que faleceu em 89....como não querer ser saudosista e não voltar ao passado? Marcelo da próxima vez Toca Raul kkk Ah! falando ainda da performance dele, no final, desceu do palco foi para a plateia que pode tocar sua guitarra, a Ana e a Thais tocaram...sentiram a vibração..Thais amou. 

O show terminou já era mais de 1 hora e bora atravessar a cidade....Chopperia do Sesc...Sesc Pompeia na Virada sempre é uma vibe diferente.


Lotação normal da Chopperia 800 pessoas, no Baile do Simonal, dia 05/04, no mes anterior, havia esgotados os ingressos, ficou cheio, mas dava pra circular no meio do espaço central...O que foi bem complicado nessa virada ao som de Jorge Ben Jor...Público dele é público de festa...tira o pé do chão!!! Pulam mesmo, cantam junto....dançam, também não tem jeito, Jorge Ben Jor só tem hits. kkk e de quebra big band...E o mais engraçado se a capacidade liberada pelo Sesc por questão de segurança é de 800, na madrugada de domingo, foi mais...povo subiu em cima dos bancos da chopperia para dançar e cantar junto com o Jorge Ben....que acho perde no pique, mas por muito pouco, para o Jair Rodrigues. O show é tão alto astral que ele tem hábito de chamar garotas para cantar Por causa de voce no palco, tipo um show de calouros, no caso, calouras...mas vou te dizer cada uma pior que a outra...também, como disse a Thais, depois de algumas cervejas todo mundo acha que é cantor kkkk...esses são os mais corajosos kk.

Bom, se o Marcelo tivesse cantado realmente só Raul, poderíamos dizer que fomos em 3 tributos, Simonal, Raul e Jorge Ben, tributo esse último realizado pelo próprio. kkk

Quase 12 horas de virada, próxima parada o sofá da casa da Fá...kkk pertinho do Sesc Pompeia, pra voltar de manhã, foi uma boa escolha...A Thatá foi pra cama da Ana, e eu e a Ana ficamos na sala edredons devidamente distribuídos kkk quase 3 horas de sono...deu pra recarregar a bateria.

"Acordamos" olhamos uma pra cara da outra e rimos kkk....Eu decidida a vir pra casa depois do Jair e só mais tarde voltar para encerrar a Virada.


Acordei rouca...mais rouca do que eu já estava...Sesc Pompeia só deixou a desejar por não servir "O CAFÉ" da manhã...e na hora que chegamos nem pão de queijo tinha, ficamos só no Café mesmo....estranho show as 9 da manhã (rs rs) muito loco...só me lembrava de missa kkk. Mas, cantar também é orar...E cantar "acompanhando" Jair Rodrigues, ai é oração da boa, (rs rs) Já disse e torno a repetir a energia do homem é de causar inveja....é samba um atrás do outro...e o que é o público dele...tão simpáticos quanto ele kkk e tudo doido quanto ele kkk. Eles não tem medo de rejeição, porque ele não rejeita, a pessoa levanta do banco e vai até o palco e chama ele kkk e ele conversa...é muito legal, querem abraçar e ele deixa...é loco...e leva todo mundo a loucura...Que Deus o abençoe sempre! Ele tem razão se não é o homem mais feliz é um dos mais...transpira felicidade e essa felicidade nos toca e nos contagia. Ele tem feito um tributo a Elis durante os seus shows e ao cantar Arrastão ele a chama e ele diz que a vê...e eu acredito...fui a lágrimas.

Saímos do Teatro e elas me convenceram fiquei...lanchamos por lá mesmo e correr para o Centro...Titãs nos aguardava...

Pouco mais de 15 horas depois da primeira foto



O carro ficou no metro Barra Funda, não ia poder mesmo entrar no centro né? E bora lá! Titãs com a  apresentação do álbum Cabeça Dinossauro de 86. nos esperava e esperava também muito mais gente kkkk Deu pra curtir legal, cantar os clássicos desse álbum, todo ele é clássico.
Virada Cultural, centro da cidade....depois das 3 da manhã, como disse um cara no twitter, parece uma área de zumbis...é muito feio e fedorento...mas faz parte. Nos shows de rock sempre vi gente fumando uma maconha de boa...aquela coisa básica...Mas, cheirar pó! Pô! Ai foi demais kkkk O cara, um skatista, quando ouvi o som da cheirada que ele deu, olhei...kkk que é isso?....12h50 kkk. Carudo! Até o amigo dele achou que ele forçou.

Antes do show acabar estávamos assistindo por telão, o som não estava chegando naquela pegada boa que te contagia, estávamos muito longe do palco, decidimos andar, sair dali....

Fomos visitar o Palco das homenagens, no Boulevard da São João, esse ano, 30 anos sem Elis...O nome da garota que iria se apresentar as 13h30: Larissa Cavalcanti; disco: Elis in London (1969) Não conhecia esse trabalho...E o medo da Thais era de ser um disco só em inglês, mas ai começa o show...Upa Neguinho! (sétima faixa) garota tem uma boa voz...contou curiosidades do Cd, uma delas que esse Cd teria sido gravado em um só dia, 06 de Maio (dia da virada) só que de 1969 (43 anos atrás) 

Pesquisando a respeito achei um texto em uma comunidade dedicada a Elis e copiei é trecho de um depoimento de Roberto Menescal sobre esse dia 

“Voltamos ao Brasil e viajamos em seguida para a Inglaterra, para gravar o LP Elis in London, com o maestro Peter Knight. O interessante é que o método deles lá era totalmente diferente do Brasil. Enquanto Elis gravava um disco aqui em um mês, lá gravou em um dia. Antes de viajarmos, fizemos um ensaio de base e mandamos para eles uma fita gravada. Aí o maestro escreveu tudo em cima. Quando chegamos havia 46 músicos no estúdio, e a nossa base era de cinco músicos. Matamos tudo numa manhã e numa tarde. A Elis cantava junto, porque lá não se pode fazer play-back, o sindicato não permitia. Ela arrasou, os caras ficaram impressionadíssimos."

Foto criativa da Fá com Ana olha o sapato da Larissa
Fato interessante também é que o LP foi lançado no Brasil só após o falecimento dela em 82. 

Corrida de Jangada (Edu Lobo e Capinam), Se Você Pensa (Roberto e Erasmo), Zazueira (Jorge Ben) How insensitive (Tom Jobim - Vinicius de Moraes) ; Wave (Tom Jobim) Voce (Roberto Menescal - Ronaldo Bôscoli), o Barquinho (Roberto Menescal - Ronaldo Bôscoli) são algumas das faixas...deu pra curtir um pouquinho, só que eu e Thais queríamos sentar fugimos da Fá e da Ana e fomos sentar e comer um pastezinho kkk.





Combustivel kkk de cara limpa!






















De lá! Voltar pra barra funda pegar o carro e atravessar a cidade...Parque Bristol....mais um Céu e mais UM BAILE DO SIMONAL...Pô! Ficou legal...pra mim abriu e fechou com Baile...e aguentamos firme e forte

Uma paradinho em um Habib's da vida recarregar bateria tomar mais coca kkkk

....Esse show apesar de ter sido também no teatro não perdeu a energia de público, percebi que os "meninos" também curtiram...a energia da plateia tava boa...no final Max colocou as crianças pra cima do palco...foi uma festa boa pra encerrar com chave de ouro a Virada de 2012.

E no Baile do Parque Bristol quem ficou no sax foi o Josué..."pai fresco"  kkkk 




Bora pra casa...tomar um bom banho e dormir....O corpo agradece...pois a alma já estava agradecida!

Valeu Fá, Thatá e Ana....ano que vem tem mais né? Espero que tenha nessa maratona meu lindinho Pedro Mariano.



bjs

Neli




FIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM OLHA O MARCELO MAITA AI!

A última, o fim por volta das 19h30 

3 comentários:

Thaís disse...

kkkk...nossa lendo tudo isso , nem eu acredito que conseguimos !! A nossa "saga" foi emocionante!
E vc hein Nelix? sempre descrevendo os detalhes! Quando ficar rica e famosa vou chamá-lá para escrever minha biografia! kkk Bjs e até a próxima virada! rsrs

Camila disse...

AFF, o pique de vcs. eh invejavel... Eu nao tenho nem 1/3 disso... Parabensssss a todas!!

Bjinhosssss nos 6,
Camila.

Unknown disse...

Putz Neli! Adoro seus relatos.
Adorei Tudo e principalmente a cia.
Agora que já passou, até me sinto orgulhosa de termos feito toda essa loucura.
E obrigada meninas por terem confiado na minha programação.
Ano que vem tem mais.
bjs