quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pedro Mariano no Festival de Arte de Brasilia

POR ANGELO RAMOS

Convidado pela Neli pra escrever sobre o show do Pedro Mariano dia 05/02, em Brasília, aceitei e estou fazendo uma coisa que não faço sempre - escrever minhas impressões e críticas a respeito de shows. Espero que gostem.


O show do Pedro fez parte da programação do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília. As apresentações são todas gratuitas, com o ônus apenas de que os interessados retirem os ingressos na bilheteria, durante a tarde, no dia do show (Acreditem: isso já deu até caso de polícia nesse festival... hehe).


Apostei que o Pedro não teria público em Brasília a ponto de eu ter que dormir na fila. Acertei. Cheguei duas horas antes do horário previsto para a entrega dos ingressos e encontrei no máximo umas 50 a 60 pessoas na fila, o que me intrigou um pouco, pois, apesar de ouvir vários comentários de gente que estava ali pra ver um show do Pedro pela primeira vez, a sala Villa Lobos do Teatro Nacional ficou com muitos lugares vazios; mas, claro, cheio de figuras carimbadas, que se encontram sempre nos shows dele aqui em Brasília (fãs fiéis).


Tivemos um show de abertura de uma artista da cidade. Na minha opinião, totalmente fora do contexto, embora aparentemente até tenha agradado a alguns. Mas vamos ao que interessa...


Estava muito ansioso pra ver o Show 8, por achar que o Cd está muito bom. Mas estava mais ansioso ainda porque dos 4 shows - pelo que sei e presenciei - que o Pedro fez aqui, era o segundo com a banda toda (o primeiro foi da turnê Incondicional, em novembro de 2010).


Apresentações e agradecimentos devidos feitos, Marcelo começou a improvisar o tema de ‘Simples’. Me surpreendeu ser esta a primeira música e, mais ainda, de ela estar no set desse show.


Em ‘Simplesmente’, houve um problema técnico: Thiago não estava ouvindo o click da música pra tocar no tempo certo por causa do sampler (computador). No período em que estavam resolvendo o problema, Pedro perguntou-nos se sabíamos a piada do papagaio. Ouvindo a resposta que não, ele enrolou e acabou não contando. Ficou devendo... hahaha. Fez o comentário de que muitos diziam pra ele levar computador pro palco; e, quando ele leva, acontece isso. Tudo bem: a banda se segura tranquilamente sem sampler. Mas como não ouvir a percussão de ‘Simplesmente’ e ‘Pra você dar o nome’; a flauta de ‘Miragem’; o backing vocal de ‘Estrela de papel’ e os timbres eletrônicos presente em muitas músicas dele? hehe.


Aqui, o “boa noite” e o “brigado geeeente”, que, acredito eu, só viria depois da terceira música como é de praxe, teve que ser adiantado.


Problema resolvido, pediu que esquecêssemos esse detalhe. Saiu da luz e ‘Simplesmente’ veio, agora sim com tudo nos devidos lugares. Simplesmente perfeita.


‘Miragem’ veio em seguida. Na minha opinião, não tão bem executada como todas as outras. Talvez por ser o segundo show da turnê... Não sei, mas no fim passa (Sim, sou muito perfeccionista e exigente... hehe).


Pra começar o show, um bom bloco de músicas, dando continuidade com ‘Perdoa’, ‘Pra você dar o nome’ - que do Cd, pra mim, é a melhor música, o melhor arranjo, melhor tudo... hehe -, seguida de ‘Sei de mim’, que ficou bem legal, mas estou tão acostumado com a voz da Luiza Possi desde o Música de Graça que faltou isso... rsrs.


Em seguida, ‘Procura’ e ‘Pra cada coisa’, que não teve erro como no Citibank e, pelos vídeos que vi, ficou tão engraçado que poderia ter repetido aqui sem problemas... haha.


No próximo bloco, Pedro disse que seriam as músicas em que o público mais se mexe desde o primeiro acorde. Aí veio ‘Quarto vazio’, que, apesar de confessar que gosta muito de tocar bateria nessa música, não seria dessa vez que veríamos tal performance; ‘Estrela de papel’, que não poderia faltar, e ‘Voz no ouvido’, que não poderia faltar menos ainda. Fechou esse bloco.


Aqui, fez menção aos músicos e os apresentou: Thiago Rabello, Leandro Matsumoto, Marcelo Elias e Conrado Goys. Este, fazia tempo que não via e ouvia em show. No último, quem tocou guitarra e violões foi o Gustavo Barros.



Pedro também falou da parceria com compositores e, principalmente, de gravar músicas do Jair Oliveira. Então cantou ‘Lado a lado’ numa interpretação teatral digna de musical da Broadway rsrs.


No bloco de quase fim, tivemos ‘Por nada e por ninguém’, ‘Nau’ e ‘Quase amor’. Em seguida, pra finalizar, ‘Três moedas’.


O tão esperado bis veio com ‘Antes não do que talvez’ e, claro, ‘Livre pra viver’, com direito a quase todo o público em pé no vão em frente ao palco (bem característico... hehe).


Apesar do Pedro ter tweetado antes do show que estava sem voz, isso só era perceptível nas conversas com o público, e aqui faço menção honrosa a parceria com a Sennheiser: a combinação voz do Pedro com o microfone que ele está usando é excelente.


O que realmente gosto nos shows e nos Cds do Pedro, além das músicas é claro, é a qualidade musical de todos os músicos mas, em especial, dele próprio. É fantástico: voz e técnica perfeita. Porém, o que mais me deixa extasiado é o cuidado que ele tem pelas músicas, a atenção aos detalhes, de cada frase da guitarra ou do contrabaixo, aos timbres do teclado e isso demonstrado sempre no palco. Gosto muito das idéias e da execução das baterias nos Cds, mas acho mais a cara dele ser frontman, só cantando mesmo.


Voltando ao show, “no final tudo saiu às mil maravilhas”, nas palavras do próprio Pedro. E, como sempre, ele fez um ótimo show. Pra mim ainda faltou ‘Fora de perigo’ e ‘Pode ser’, mas fica pra uma próxima e que seja em breve... hehe.


Parabéns, Pedro, banda, técnica e produção. Quem foi pela primeira vez e não gostou está precisando rever alguns conceitos... haha.


Meu muito obrigado pra você que leu este texto até o fim, agradeço também a Neli pelo convite em escrevê-lo e parabenizo pelo trabalho.


07/02/2012

Angelo Ramos

@AngeloSRamos


Fotos: Camila Ribeiro_Pedro Mariano_1º Festival Internacional de Arte_Sala Villa Lobos_Teatro Nacional_Brasilia/DF_05/02/2012

8 comentários:

pedromarianoavoz disse...

Angelo eu que agradeço. Obrigada pela disponibilidade e coragem, porque vou te dizer, hoje eu estou acostumada, mas sempre que começo a escrever pinta a dúvida, será que tá legal, será que quem ler, vai entender o que eu quero, e tipo, voce sabe que caiu na rede, pronto! As vezes uma piadinha e sei lá!

Quando criei o primeiro blog a ideia era mais tentar registrar um pouco dos shows dele, sem pretensão e sem obrigação, depois o retorno de fãs começou a ser tão interessante, uma vez que ele não tem espaço na grande midia, os fãs acabam ficando um pouco órfãos, e as vezes pensa que o cara não tá fazendo nada, acho que os registro aqui dão conta de que ele tá produzindo, tá trabalhando.
bjs e mais uma vez obrigada! Adoro ele de Frontman (rs rs) também é o forte do menino

Samanta Patez disse...

Parabéns pelo texto, acho que você conseguiu dar uma visão geral do que é o Pedro Mariano no palco. Eu fui pela primeira vez no show no lançamento da turnê no Citibank (04/02) e simplesmente o coloquei na categoria de melhor show da minha vida (e olha que sou apaixonada por música e já fui em muitos, tantos de músicos que hj estão na mídia como de músicos bem menos conhecidos e regionais). Mas é que o show do Pedro foi perfeito, sua voz, sua entrega as músicas, sua energia é inexplicável.
Agora fiquei muito triste na parte do texto em que você cita o pequeno número de pessoas, me decepciona ver que um show dessa qualidade as vezes tem um público bem menor enquanto muitos outros sem qualidade nenhuma (que não vou citar nomes) estão por ai arrebentando. Mas fazer o que né, privilégio nosso poder ter visto um show tão perfeito em todos os quesitos.
Neli gostaria de parabeniza-lá também pelo blog, desde que fui adicionada ao grupo no facebook que venho acompanhando suas publicações e como você disse acima acho super importante esse espaço para os fãs e como eu vi o Pedro dizer em entrevistas isso ajuda muito na divulgação do trabalho dele.
Agora é só esperar o próximo show né?! E que seja em breve!
Beijos
Samanta

marciofernandes disse...

Angelo voce tem certeza que o Pedro fez show aqui em novembro de 2011? Eu estou em BSB desde outubro de 2011 e não fiquei sabendo de nada.

pedromarianoavoz disse...

Opa! Vou corrigir no texto, na realidade o Angelo está se referindo ao show de 2010, eu li o texto e nem me dei conta...o tempo passa o tempo voa. Valeu Marcio!

pedromarianoavoz disse...

Samanta! Não ficou vazio! Só não superlotou, mas vamos atentar que a capacidade do Teatro é de 1.500, mais ou menos por ai. Claro! Pra mim seria interessante que rolasse até briga por um ingresso kkkk, mas é assim, nunca as coisas são como nós queremos! E nesse caso a gente gostaria de muito mais espaço para o Pedro em todos os cantos, mas não basta querer.
bjs

Angelo Ramos disse...

Obrigado Samanta. Como a Neli explicou não superlotou e com minha experiência de público acredito que tivemos umas 1000 pessoas no máximo, o que é muito pra certos shows aqui em Brasília mesmo sendo gratuito.

Angelo Ramos disse...

Marcio e Neli o show foi mesmo em 2010, perdão, acho que ainda estou vivendo em 2011, realmente o tempo passa hehe. Corrigindo então e fazendo uma linha do tempo, Pedro fez show em Brasília (pelo que sei e presenciei) em 2006 turnê do Ao Vivo e 2008 turnê do cd 2007 os dois como trio acústico no Terraço Shopping; em setembro de 2010 junto com Leila Pinheiro no projeto Dois Pra Lá, Dois Pra Cá em homenagem a João Bosco e Aldir Blanc no CCBB; em novembro de 2010 turnê Incondicional no Teatro dos Bancários e agora em fevereiro de 2012 turnê 8 no Teatro Nacional. Coincidentemente quase que de 2 em 2 anos. Será teremos outro show aqui só em 2014? Espero muito que não hahaha

pedromarianoavoz disse...

Nossa Angelo boa memória, desde que inaugurei o "outro" blog, foram esses shows mesmo, do shopping ambos foi no dia dos namorados 12/06. Eu também tenho a sensação que ainda "estou" em 2011. Parece mesmo que é a quase dois anos mesmo kkk, pois antes do primeiro show no shopping, rolou um Piano e Voz no final de 2004 kk.

Tá corrigido o texto agora!

bjs