domingo, 5 de agosto de 2012

IM-PE-CÁ-VEL...

Foto Mariana Mattos
Foto Mariana Mattos
Essa foi a primeira palavra que ouvi não lembro de quem, logo após o término do espetáculo do último dia 02 de agosto, no Teatro Positivo em Curitiba, espetáculo denominado ELIS POR ELES....POSITIVAMENTE UM SHOW PARA NÃO SE ESQUECER.

Sei que ninguém perguntou, até porque as redes sociais estão por ai para dar conta dos meus passos né?  (rs rs) e pra quem não está nas minhas redes sociais, informo que a falta de atualização do blog se deu porque meu único contato com o mundo virtual esses dias, desde o dia 02 se deu através apenas do celular, e também porque não conhecia Curitiba e esses dias a  prioridade foi turística. Nesse momento estou na casa de amigos em um churrasco básico e aproveitei dei uma fugidinha da reunião e vim aqui fazer o meu primeiro post sobre o que foi o show em homenagem a Elis  Regina dirigido por Pedro Mariano.
Foto Face Fã Clube Jota Quest

Tinha dúvidas de como começar, e de como trabalhar o primeiro texto, mas acho que primeiro parágrafo , assim como o título deu conta e me deu o mote.

Cheguei ao teatro por volta das 20h15 e o movimento já estava grande, preocupada um pouco, pois meu ingresso estava com a Mariana Mattos, tinha consciência que antes de eu querer ver esse show, a Mariana era a que mais queria, não devia me preocupar, mas...sabe como é...pensa em uma pessoa ansiosa...SOU EU...já que estava na porta seria sacanagem perdê-lo ali né? Mas, deu tudo certo.

Foto Mariana Mattos
Estava com a camiseta que mandei fazer para o evento em questão, e não sei, mas imagino que por conta disso fui abordada por uma repórter do jornal Gazeta do Povo de Curitiba, Isadora Rupp, que me fez umas perguntas (redundante né? Repórter faz perguntas kkk) e perguntou se poderia gravar a entrevista aceitei, só esqueci de dizer a ela que normalmente quando sou entrevistada a entrevista nunca é publicada (rs rs). Esqueci não, na realidade omiti kkk, pensei, vamos tentar de novo. Só esclarecendo pra quem já viu e pra quem for ver, falei muito kkk, a edição cortou coisas que gostei, por exemplo, ao ser perguntada sobre as minhas expectativas, sobre quem eu mais aguardava ver no palco, eu falei de Lenine, por conta da canção escolhida,  Jairzão, Jair Oliveira (nesse momento saiu um: depois do Pedro é o mais querido) ; Filipe Catto que é uma das novidades boas dos últimos tempos, falei mais algumas coisas que não me recordo mais, só  lembrando da pergunta lembraria o que falei. Bom, algumas pessoas perceberam que trocaram meu nome, mas isso acontece, o que senti mesmo foi não ter aparecido a camiseta.
Foto Mariana Mattos

Mariana chegou, entramos e me encantei com o tamanho do teatro, com a beleza, muito grande...muito bonito...digno de ELIS REGINA. Digno dos artistas que entrariam em pouco menos de meia-hora...A hora de abrir as cortinas estava chegando e o povo tomando assento.

Fiquei na sexta fileira bem no centro de frente para o palco, víamos o movimento para que tudo saísse a contento...As 21h22 apagaram as luzes da plateia era um indício que iria começar, mas não foi tão rápido. Mas, faço um adendo aqui,  como diretor Pedro mais uma vez se saiu muito bem, (já havia assistido um
show em homenagem a Cazuza em 95 que ele dirigiu); pois 28 minutos de atraso em dia de gravação pra mim é super compreensivo, nada demais.

Foto Mariana Mattos
Três minutos após terem apagado as luzes as acenderam novamente,  o Pedro se justificou ao microfone, só ouvimos sua voz, esclarecendo o porque da demora, lembrando para algum desavisado, que o show seria gravado e que então pedia nossa compreensão para o caso de ter que refazer canções, (a gente iria odiar kkk imagina) e também compreensão para o pequeno atraso, mas que já já iria começar e começou.

Foto Mariana Mattos
Cortinas se abriram...E como já dizia a canção o show de todo artista tem que continuar a homenagem então começou, e ai  entrou um instrumental maravilhoso, e bem no estilo da abertura do espetáculo Saudades do Brasil, apresentado por Elis, em 80, no Programa Grandes Nomes da  Rede Globo, não posso dizer que foi o mesmo, pois não sou assim de registrar com facilidade instrumentais ok?! Imagens de Elis eram projetadas no ritmo da canção...ME ARREPIEI, não chorei, mas meus olhos já marejaram. E agora ao escrever no inicio desse parágrafo a frase do bêbado e a equilibrista, pra mim fez até sentido "a menção" a esse show gravado pela globo o show deve continuar. E ai, escolhido a dedo, creio eu, não teria outro para abrir o espetáculo, Jair Rodrigues com Upa Neguinho e Arrastão, diferente do que foi anunciado. Mas, eu particularmente curti a troca de Menino das Laranjeiras por Upa Neguinho entrou com força, emoção, empolgação...ARRASTANDO uma plateia para se ligar e ficar atento ao palco. Passou a bola deixando uma plateia hipnotizada. E ai era só isso que eu via a minha frente, um palco com músicos de qualidade, na ponta esquerda de quem olhava para o palco, Marcelo Mariano (baixo); Thiago "Big" Rabello (bateria); James Muller (percussão); a sua frente Conrado Goys (guitarras e violões) o cenário com vários rostos de Elis, ela era muitas. Do outro lado um piano de cauda para o Marcelo Elias tocar e também teclados; e na sequencia mais a frente os Metais,  Sidnei Borgoni, Daniel D' Alcantara e Ubaldo Versolato.
Foto Mariana Mattos

E, depois de Jair Rodrigues foi um desfile de feras e que imagino, como o Pedro disse, Elis daria seu aval. (algo por aí tá, não foi essa palavra)...Foi desfile de vozes e estilos, de elegância e descontração, de canto ou de depoimentos emocionantes, de histórias maravilhosas, uma verdadeira homenagem, uma reverência, a uma das maiores cantoras do Brasil...SALVE ELIS REGINA!


Por enquanto é isso pessoal...ainda estou passeando kkk

Fotos: Mariana Mattos e Face Fã Clube Jota Quest_Elis por Eles_Teatro Positivo_02/08/2012_Curitiba/PR

bjs
Neli

Abertura Instrumental e Upa Neguinho/Arrastão com Jair Rodrigues por Camila Albejante


6 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente não pude ir, mas vc com sua excelente narrativa me emocionou, e me fez imaginar cada pedacinho deste magnifica noite. Obrigada.

Ju Massoti

Gaby Cascão disse...

foi tudo muito perfeito :-)
salve Elis sempre...

Mariana Mattos disse...

Nelizinha, quando ainda discutíamos qual música Cauby teria gravado em estúdio e eu insistia que era Bolero de Satã e você dizia que não, que seria muito óbvio, vc venceu, pois foi Dois pra lá, Dois pra cá. Você defendeu o Pedro como Diretor, dizendo que ele não seria comum e, mais uma vez vc estava certa. Pedro foi surpreendente! Eu realmente queria muito ir neste show, movi céus e terra, briguei com todo mundo, iria a pé e escondida se precisasse, mas, ainda assim, não estava preparada para o que encontrei, fui absolutamente surpreendida! Desde a escolha do repertório, até a montagem, até as fotos utilizadas, em tudo, Pedro me surpreendeu. Já o amava, mas não sabia que o menino era tão bom. Acho melhor ficarmos de olho nele, Nelizinha, esse rapaz merece respeito... rs. Bjs, querida, obrigada pela companhia, na viagem e na paixão.

pedromarianoavoz disse...

"Defendi o Pedro" é bom kkkk Acontece que depois de anos acompanhando e anos pesquisando e observando o moço, dá pra sacar umas coisas. No entanto, podia errar kkk, afinal, não estou na cabeça do Pedro. E ele foi muito feliz e produziu em mim um sentimento de orgulho

bjs Mari
Neli

pedromarianoavoz disse...

Salve Elis Gaby...Salve ela pelo trabalho que deixou pra nós, Salve ela pela influencia que deixou, principalmente, no filhote.

bjs e obrigada pela visita

Neli

pedromarianoavoz disse...

Ju Obrigada pelo excelente...pra mim é um exercício tentar deixar na escrita o que me tocou, e começar a escrever 3 dias depois complica mais ainda...preciso de um notebook kkk

bjs
Neli