terça-feira, 19 de novembro de 2013

SEM GRANDES PERCALÇOS!

Foto Alana Mohn
Foto Camila Corgosinho
Vou confessar, desde Curitiba fico esperando ele errar de novo em Um pouco mais perto, a improvisação em Curitiba foi muito boa, eu, a bem na verdade, achei engraçada a forma com que ele improvisou, quem não conhecia a música tenho certeza que não percebeu nada, pelo contrário deve ter amado mais ainda a canção...por que foi super visceral.

Então, dessa vez passou ileso por Um pouco mais perto e Faltando um pedaço (essa ele só foi acertar de primeira a primeira vez em Porto Alegre). Apesar que é assim né? Ele é tão bom em improvisação que nem sempre eu percebo o erro, afinal, não decoro mais letra de canção nenhuma...sou mais perdida que tudo. (O Pedro nunca pode ficar me observando, porque não posso ajudá-lo kkk, apesar que certa vez no Bar ao Vivo eu até ajudei ele a lembrar o início de Poder (rs rs); mas é muito raro. Pode perguntar data de shows, mas letra de música kkk.)
Foto Alana Mohn

Como eu disse, no primeiro post, "Voce" mais uma vez teve gostinho especial...na realidade eu estou começando a ter as minhas preferidas, além de todas as canções de compositores de renome que eu amei...CLA-RO!!! Simples, Um pouco mais perto (mas sinto que posso enjoar kkk...ou como diria Caetano...OU NÃO!); Sem voce sou não, Miragem, Sei lá eu comecei a curtir mais um bocadinho, acho que é o lugar em que ela está é que talvez tire o brilho que ela tem; Simplesmente continua me empolgando, A medida da paixão...curto, mas sei lá...não sei se é porque já escuto ela há anos. E, por falar nisso, o Pedro contou um detalhe a mais sobre a gravação dessa canção no Cd Incondicional, que ela foi gravada ao vivo no estúdio, isso significa, com todo mundo junto no mesmo instante, isso já sabíamos, mas reforçando que foi tão ao vivo (essas palavras são minhas kkkk não existe "tão ao vivo" kkk) que ouvidos mais atentos (descobri que os meus não são), percebem sons estranhos aos instrumentos, pé batendo no chão entre outras coisas...e que decidiram deixar exatamente como foi gravada com todos esses "efeitos" (isso também é palavra minha). Agora é claro que vou ouvir a gravação de 2004 com ouvidos mais "atentos". 
Foto Camila Corgosinho

ahahah Ao escrever "atento" lembrei que um critico musical tecendo seus comentários sobre o show do Pedro e Orquestra no Rio falou que as fãs do "Mariano" vê nele a figura de um cantor galã, gostaria de "causar" no blog dele, pois na sequencia ele disse: "Ouvidos mais atentos" (rsrs) "puderam detectar um cantor em ponto de maturação" . Ele acha mesmo que é só o sex appeal do Pedro que segura a onda da mulherada?! E que quem acha o Pedro gostoso não vê nele um talento de intérprete? Me poupe! Uma coisa não anula a outra. O que ele está descobrindo agora eu já sei faz tempo. Acho que é porque aprendi a evitar criar expectativa em cima de um artista, claro que a gente cria um pouquinho, mas aprendi a entender que a obra pertence ao artista, e como eu sempre digo cabe ao consumidor final, gostar ou não, entender a intenção ou não. Uma das coisas que sempre observo nas críticas em relação ao Pedro é referente ao repertório, e quando me falam isso eu só consigo entender dessas pessoas que elas querem o Pedro cantando só os compositores já consagrados (posso estar enganada, mas é isso que eles  me passam e de certa forma lendo a critica do cara sobre o repertório do Projeto com orquestra, meio que confirmou)...
Foto Alana Mohn
Gravar compositores já consagrados seria o caminho mais fácil, e que pra mim, como fã do Pedro (que de vez em quando grita um lindo, gostoso - não é sempre) uma das coisas que mais admiro é´que ele não escolheu o caminho mais fácil e ele construiu a verdade dele, entenda quem quiser entender. A minha relação com cada trabalho que o Pedro lança é meio maluca, em um primeiro momento nem sempre todas as faixas eu me apaixono de cara, claro que não, tenho as minhas preferidas, mas é incrível, que até mesmo a canção que as vezes eu não curti de primeira de repente ela ganha um espaço, eu NUNCA PULO UMA SÓ FAIXA  o barato é loco! kkkk Um exemplo, com relação a canção Reação do Incondicional, aconteceu mais ou menos assim, não me apaixonei, mas foi ele abrir o show com ela, gamei! kkk Talvez ai o crítico tenha razão, foi o lado "gostoso" do Pedro que me levou a me apaixonar pela canção.(rs rs). Mas, não é assim? Essa não é a função do intérprete...quando está no palco levar voce a entender cada uma das canções de seu repertório?
Nossa! Que coisa que ficou esse texto, mas foi o que me deu vontade de escrever, uma coisa puxou a outra e saiu isso.
E já que falei da crítica segue o link

Fotos: Alana Mohn e Camila Corgosinho_Pedro Mariano_Teatro Ulysses Guimarães_UNIP_Brasilia/DF_16/11/2013

bjs
Neli

Foto Camila Corgosinho
E tem mais dois shows ainda em novembro
Baixada e Araras bora divulgar!
E em dezembro volta ao Rio

PEDRO MARIANO SHOW OITO COM BANDA
28/11 - SANTOS - CLUBE VASCO DA GAMA - 21 H

http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=31091

PEDRO MARIANO - PIANO E VOZ com MARCELO ELIAS  
29/11 - ARARAS - TEATRO ESTADUAL DE ARARAS - 20H30
Inteira R$40 meia R$20 - Não dá pra escolher o lugar, no dia entrou escolheu na hora

4 comentários:

Eri disse...

Neli, cada dia você tá melhor. Amei demais esse post, demais mesmo. Você disse tudo o que eu penso e mais um pouquinho. De fato, os caras passam o tempo inteiro atrás da Elis Regina - que adoro e como o Nélson Mota disse outro dia, continua cantando cada vez melhor, mesmo sem estar gravando - gosto muito dela, independente do filho e vice-versa, mas que morreu há mais de 30 anos. A midia não desiste de transformar os filhos na mãe. Um saco isso! Adoro o Pedro se referindo ao pai e à mãe, adoro quando encontro coisas deles no Pedro, quando ele canta músicas da Elis, quando toca com o César, quando o arranjo é do César, mas não gostaria de ver o Pedro Mariano querendo ser nem a mãe, nem o pai. Primeiro, porque ele não precisa disso, pois é muito bom no que faz exatamente do jeitinho dele. Isso é o diferencial. Depois, porque acabaria frustrado: ninguém pode ser o outro. No máximo o que consegue é uma imitação barata, plastificada, falsa. E o Pedro sempre é maior do que isso. E os pais dele também não mereceriam ter um filho assim. Então, é deixar a mídia ficar falando, enquanto o Pedro avança. Beijos, minha querida.

Eri disse...

Ah, e que venha o DVD. E logo!

pedromarianoavoz disse...

Nossa Eri...vindo de voce eu acredito hein?! E obrigada! Eu penso como voce adoro qdo ele regrava Elis, adoro as regravações dos Compositores consagrados, mas gosto do Pedro, o Mariano e de suas canções.

pedromarianoavoz disse...

É isso que faz ele ser ele e não uma cópia de ninguém!