sábado, 27 de julho de 2013

MÊS DE ABRIL - PEDRO MARIANO 2005 a 2012 - 3ª PARTE

RESUMO DO MÊS DE ABRIL 2005 A 2012

2005 - GRAVAÇÃO CD E DVD AO VIVO/Teatro Alfa/SP
2006 - Teatro da Caixa Cultural Curitiba/PR; Canecão/RJ
2007 - Sesc Sorocaba/SP - Tenda; 
2008 - Projeto Lado B (2 apresentações); Teatro Rival/RJ; Teatro Municipal de Niterói/RJ;
2009 - Gravação Bossa ao Vivo/Livraria da Vila/SP; Café Paon/SP; Teatro Rival/RJ
2010 - Teatro Rival/RJ; Sesc Casa do Comércio/BA
2011 -  Gravação Domingo Musical - Rádio Gazeta - Conservatório Souza Lima/SP
2012 - Gravação Couvert Artístico JBFM - Casarão Ameno Rosedá/RJ; Sesc Vila Mariana/SP; Sesc Santo André/SP

27 Shows 
11 Shows com Banda
12 Shows Acústicos
02 Voz e Violão
02 Projetos

Desses fui em 10 shows

Foto Twitter JBFM

11
2012 - Casarão Ameno Rosedá/RJ - Couvert Artístico JBFM
Apresentação Fabiano, não é de hoje que ao lançar um cd, sempre rola uma apresentação nesse programa da JBFM (Couvert Artístico) e, diga-se de passagem que no Rio de Janeiro ano passado, ele esteve lá por 4 vezes, das quais, duas através de Programas de Rádio (Couvert Artístico e Palco MPB) e outras duas no Teatro Municipal de Niterói...É não tá fácil!
Engraçado sempre tive a ideia que como é um programa de entrevista e música de rádio, gravado ao vivo, e que quando vai ao ar, tem 1h de duração, imaginei que a gravação como um todo não demorasse mais de que 1h30, aqui em Sampa é assim kkk, e isso mais por conta da parte da entrevista, aonde depois eles editam, pra poder caber tudo em 1h. Tinha a impressão que em Agosto, em Niterói seria realmente o primeiro "Show" acústico da turnê, já que em Sampa ele fez uns pockes em Shopping. Mas, pelos comentários à época e depois quando o Programa foi ao ar, senti que, em relação ao show em Niterói, foi pouca coisa menor, mas também não foi como os pockets, ficou no meio.
Lembro que uma das perguntas era uma afirmação de que se ele tem a noção que a carreira dele já superou o sobrenome, ele disse que entre seu público ele percebeu isso já faz um bom tempo. Que o problema mesmo são críticos que quando acerta, é porque é filho de quem é; falou sobre como foi sendo elaborado esse trabalho novo; e ao falar do Projeto que ele estava produzindo, de homens cantando repertório de Elis, nessa ele levantou a bandeira do intérprete masculino que a mídia tem má vontade, e que idolatram só as vozes femininas. Que quando uma cantora lança um trabalho, logo no primeiro já é alçada ao posto de Diva, e que cantores para os críticos não passam de promessas. Quando ele fala isso eu lembro que tem um crítico que ainda tem a cara de pau de colocar no perfil de seu blog que é "fã de vozes femininas" um cara que já se coloca dessa forma, pra mim tem má vontade com os outros.




Foto Fatuca
12
2011 - Conservatório Souza Lima/São Paulo_Gravação Domingo Musical
O Conservatório Souza Lima foi o local escolhido para a gravação do Programa da Gazeta, Gasper Líbero , Domingo Musical, que acho nem existe mais, inclusive acho que nem o programa com o Pedro foi ao ar...E foi uma entrevista tão gostosa...Bom, eu sou suspeita adoro as entrevistas do Pedro (Pena que nunca respondeu as minhas entrevistas....Frustração total! O cara que mais curto, nunca deu atenção aos meus pedidos, mas é a vida) 
Eu nunca fiquei sabendo se o programa foi ar, no site da Gasper tem o Domingo Musical de 2010 com uma cantora, mas não tem o do Pedro. No dia que foi marcado para ir ao ar, sintonizei a Gazeta e nada, e depois como eu disse nunca fiquei sabendo, pelo jeito não veio a público, uma pena. o que coloco aqui então, são apenas lembranças registrada no blog anterior.
O Programa era apresentado pelo jornalista e músico, e pelo jeito fã, Gabriel Fabbri, em uma das perguntas demonstrou ser frequentador dos shows do Pedro, quem chegar no final do relato vai saber porque kkk. 
Começou com a clássica pergunta sobre o início de tudo, a primeira vez que subiu ao palco e ai rolou a história da "pegadinha" do João, falou da adolescência, da fase de gravação dos jingles. 
Outra foi sobre trabalhar com as pessoas da família, principalmente César Camargo Mariano
Também rolou pergunta sobre a produção dos seus Cds, como gosta de trabalhar, uma história hilária tendo como protagonista, Conrado Goys, pelo que eu lembro era uma história do Conrado, mas que nada tinha a ver com a produção do Cd do Pedro, estou tentando lembrar, mas não tá fácil, era alguma coisa sobre um instrumento que o Conrado disse que tocava, mas não tocava, e o Conrado pra não perder um trabalho mentiu, e aprendeu rápido...algo por ai, será que isso eu ouvi lá, ou foi em outra oportunidade, e na realidade nesse dia, foi algo engraçado sobre as noitadas no estúdio ao lado do Conrado...Putz! Acho que eram as duas coisas kkk. (atualizei dia 29/07/13 parágrafo abaixo)
Bom, Conrado confirmou pra mim, eram as duas coisas, o trabalho era para um Cd do Pedro que precisava de alguém que tocasse bandolim e o Conrado nunca havia tocado, mas disse pra ele que tocava kkk e tocou e gravou o bandolim no Cd do Pedro (rs rs). E, disse pra mim que também nunca havia escrito arranjo de cordas, até a confecção do Oito. (rs rs) 
Foto Soraia
Falou da rotina, de como se relaciona com o assédio na rua (liga a chavinha da pessoa jurídica, desliga a física), isso me fez pensar aonde funciona o C.A.F Centro de Atendimento ao Fã? (rs rs)
O Gabriel Fabbri também perguntou sobre o seu instrumento, a voz, ele falou dos problemas das "vias aéreas superiores" (isso termo é por minha conta) o que faz para se aprimorar, como se deu a maratona de ensaios para a gravação do CD/DVD ao Vivo, que foi necessário procurar uma profissional para orientá-lo para que ele aguentasse a maratona e ter voz para subir no palco nos dois dias para a gravação...quer dizer, foi super punk a pré-produção, creio que foi como se estivesse em uma turnê intensa.
Disse nessa entrevista que o Voz no Ouvido o fez descobrir que som ele queria para o seu trabalho, que no primeiro ele atirava pra várias caminhos, e que do Voz pra cá só aprimorou o seu caminho, e que gosta do "mais do mesmo".(eu acho os trabalhos dele distintos...tem um quê de Pedro em todos, é claro, mas tem umas diferenças)
A última parte da entrevista foi um ping-pong e o que registrei foi:
Chocolate: Branco, Preto ou Meio amargo? Ele respondeu que gosta é de chocolate...do bom, é claro! 
Pasta de dente Hortelã ou Menta?! Ele não sabia o que responder e ai quando o Gabriel foi dizendo que então ele iria ainda descobrir (rs rs) ele resolveu responder, acredito eu, pra que essa pergunta nunca volte kkk em entrevistas futuras..."Tá Menta" kkk
Agora, como escrevi a época, a coisa mais legal que aconteceu nesse dia e que valeu eu ter ido, e demorar mais de duas horas pra chegar em casa, em dia chuvoso e de um trânsito de matar, foi o que vou relatar abaixo.
De tudo que eu disse acima, faltou uma, a mais importante kkk, pra mim, é claro, foi a pergunta sobre os gritos da galera nos shows, principalmente, feminina, como por exemplo, gritar "Sereio" se isso o incomodava? (realmente o Gabriel já foi a show dele)
O Pedro, primeiro tentou mudar de conversa, e tentou não se aprofundar, falou que como ele usa aquele fone, ele não ouve o que gritamos, a não ser quando são mais pessoas gritando uma mesma palavra em um mesmo instante. 
Foto Fatuca
Cabe aqui um comentário meu: Ele disse também nessa dia, em outra pergunta que o "som no palco" tem que estar baixo, ele prefere assim, apesar de muita gente sugerir um som mais alto pra ele entrar mais no clima, mas ele prefere mais baixo e que usa de outras coisas pra entrar no clima da canção e do show. mesmo alguns achando que seria melhor o som mais alto para isso.
Portanto, se o som não está tão alto é capaz de ouvir, claro que durante a canção e dependendo da canção é bem mais complicado dele ouvir, mais certo mesmo é entre uma canção e outra, fica bem mais fácil.
Fato é que, mesmo ele dando essa resposta, o Gabriel meio que insistiu se o incomodava e repetiu o caso específico do "Sereio" ele disse que não, e que acha engraçado. E lembrou que de um show Piano e Voz (19/09/2003 direto do túnel do tempo) em que gritaram "Sereio" (essa fui eu!) lembrou que o pai ainda perguntou: Se ele é "Sereio" eu sou o quê? Baleio? kkkk Depois o "menino" diz que não tem boa memória...me surpreendeu.
O chato foi eu não conseguir ver a expressão do Pedro na hora que o Gabriel lhe fez a pergunta, eu me abaixei atrás do encosto da cadeira da frente pra rir. E interessante, nem sei se interessante seria a palavra certa, foi o Pedro dizer, "o pior" (acho que foi esse o termo) "é que gritaram "Sereio" em um show Piano e Voz". Acho que foi esse o termo (pior), pois na hora eu entendi como se ele quisesse dizer a "sem noção" num show todo elegante, clássico, me grita isso! 
Foto Soraia
Mas, galera aconteceu o seguinte, eu me lembro bem que naquele momento estava um silencio absurdo na casa e o piano do César teve um probleminha, ele já estava dando um jeito e ai...tipo vamô falar alguma coisa? kkk, quebrar o gelo? kkk O Pedro estava naquelas, voces conhecem a do papagaio?! E ai eu não resisti, agora, eu estava no setor 3 do então Directv Music Hall, embaixo do Camarote, e mesmo longe eles ouviram kkk E, nessa entrevista ele esqueceu de dizer que para o César dizer o que disse, antes quem deu atenção ao que gritei foi o próprio Pedro que disse, olhando para o César: - Sereio é fo..!! E ai o César: - Se ele é "Sereio" eu sou o quê? Baleio?
Além de dar entrevista cantou, acompanhado pelo Conrado, as clássicas, Voz no ouvido, Quase amor, Simplesmente, Pode ser (não tenho certeza), Tem dó, Estrela de Papel, Tá tudo bem
E, pra fechar só um comentário, eu enxergo tão mal que essa camiseta só fui reparar nos detalhes quando vi essa foto kkkk

Foto Fabi Moraes
 14
2007 - Sesc Sorocaba / SP - Tenda
Primeira ida a Sorocaba em "caravana". Pra chegar na cidade, saindo de Sampa, nada complicado, só pegar a Castelo e pronto...simples (rs rs) assim que chegamos perto da entrada olhamos a cidade toda iluminada e pensamos: será que acharemos o Sesc?! Lembrando que em 2007 ainda não estava disseminado o GPS. Visto que a cidade não é pequena, e aproveitando que logo na entrada tinha um posto de gasolina, sabe como é mulher, sem receio de perguntar. O frentista chamou o motoboy, que percebendo que eram dois carros com mulheres, deve ter pensado, nem explicando elas chegam (rs rs) e ai resolveu nos conduzir até a porta do Sesc. O nome do rapaz...Neto!! Valeu Neto!!
Foto Marisa Morato
Assim que chegamos a porta, tínhamos que pegar nossos ingressos que foi um parto pra adquirir aqui em Sampa, pois não conseguimos comprar na capital pelo sistema do Sesc, dai o que fizemos foi reservar...mas não era ali na tenda, local do show, que resolveríamos, tínhamos que ir no escritório do Sesc que ficava na avenida, descemos, mas antes, só de chegar na portaria de acesso a tenda já encontramos um rapaz, o Vagner, doido por um ingresso, informamos a ele que não tínhamos, mas que estávamos indo na administração, quem sabe ele conseguia alguma coisa. Adoramos conhecer o rapaz, mas no fundo, ele deve ter adorado nos conhecer (rs rs)...descemos para o escritório. O Amorim nos atendeu, confirmou não ter mais ingressos para a venda, como eu havia comprado ingresso para a Isabela, da Brenda, que na época estava com 4 anos, eu brinquei que poderia passar o ingresso dela para ele, até porque nem iriam perceber, ela nem ocuparia um "lugar" no espaço (rs rs), no que o Amorim disse que realmente não precisaríamos ter comprado ingresso pra ela que o dela seria cortesia, e ai pediu pra gente aguardar pra ver se ele ainda conseguiria imprimir uma cortesia...Bingo! Ele conseguiu e o Vagner pode entrar com a gente e ainda encontrou dois amigos dele, Rafael e Daniel Mariano, que acha é parente do Pedro (rs rs) acho que era zoeira, era zoeira...só sei que com eles fizemos a festa.
Foi o dia que conheci a Michele Marques, e os pais dela, Fernando e a Bernadete, eles moram em Tatuí, ela mora na capital, mas como fã do Pedro, aproveitou foi visitar os pais e ver o show, claro!
Desse show guardo boas lembranças...de todos guardo boas lembranças, mas esse a festa foi boa.
O show foi o último da turnê ao vivo (2005/2007) o próximo cd já estava pra chegar às lojas, no mês seguinte. Nesse dia, o Pedro, nos deu em primeira mão o nome do CD "PEDRO MARIANO", convenhamos que foi de uma criatividade sem tamanho (rs rs) e a canção, Tá tudo bem entrou no repertório desse show, faixa que abre o CD foi também a primeira música de trabalho, ela começou a tocar nas rádios de seguimento POP/MPB na segunda-feira seguinte a esse show, ou seja, quando ele a tocou na Arena de Sorocaba foi em primeiríssima mão...conhecíamos um pedacinho dela que foi disponibilizado em vídeo no site dele na época.
Foi o primeiro CD que teve a formação de estrada, baixo, bateria, teclado e guitarra (os "meninos" haviam participado do CD de 2004; porém em 2004 teve a presença de outros instrumentos nos arranjos da canções), dessa vez no CD de 2007, não teve percussão, metais, o som foi mais cru, a frase para o CD que foi muito utilizada "Menos é mais" . E foi com o quarteto que ele se apresentou mais uma vez...Marcelo Elias nos teclados e direção musical; Conrado Goys violões e guitarras; Baixo Leandro Matsumoto e Bateria Junior Vargas.
E ai o repertório foi do Ao vivo, as canções que mais amava dessa turnê, Distante Calma, Saúde, Quase Amor, Só chamar, Ladeira da Preguiça, tá tá bom...e Três Moedas (Amar vooCêê!!!)
Ele falando que era bom voltar sempre a Sorocaba e que mesmo quando não vai fazer show lá, sempre passa por lá pra ir na casa do sogro, no que eu disse: Me leva junto e ele: -Se fecha!! kkk - Depois a Roberta disse a ele que fui eu a engraçadinha que gritei e ele respondeu "Se fecha", e ela disse que ele deveria ter dito, se fecha mala, e ai ele disse sorrindo...Pensei!!! Mas, não tinha certeza de quem era...(muito engraçadinho).
Além de ter sido uma alegria ter viajado e curtido esse show com essa turma, e conhecer "gentes" kkk uma outra coisa deliciosa foi ouvir ele cantar "Furacão" assumo que nessa hora cometi uma gafe, interrompi a fala dele, mas foi maior que eu, confesso, não queria ter cortado a fala dele, já tinha visto o set list, e vi que a canção constava. Ele antes de cantar começou dizendo que iria cantar uma canção que fazia tempo não cantava no show, acho que iria falar de Búzios, que em Janeiro tinha cantado, mas a tagarela aqui não resistiu e gritou: - Furacão - Simplesmente ele não disse mais nada, e entrou na canção...É, dessa vez fui bem inconveniente, mas acontece, e não tem como voltar atrás.
Apesar do povo não ser o povo do "Baile", e pra piorar o Pedro não foi categórico, enfático, quando chamou o povo pra dançar, inclusive faz tempo que ele não enfatiza, deixa a coisa rolar e ai quando ele diz:
Vamos dançar...o povo pensa que ele tá falando dele mesmo kkk.
Mas, apesar do povo não se levantar aconteceu uma coisa legal, que foi emocionante, ele cantou durante o show Tá tudo bem, e no bis, ele a repetiu e além de muitos aplausos, enquanto o aplaudíamos e ele se preparava para nos cumprimentar, uma pessoa na plateia puxou o refrão e a galera veio junto "Caminhaaaaaar ao Sooool encontraaaar alguééémmmm, me deixaaar levaarr, se meu dia for assim tá tudo bem, se meu dia for assim tá tudo bem" Isso para um artista deve ser uma delícia. 




Fotos Fabi Castro
Foto Fabi Castro
19 e 20
2008 - Teatro Municipal de Niterói /RJ
Engraçado vendo meus comentários nas fotos referente a esses shows dele em Niterói kkk lembrei de como eu estava tensa com relação aos shows dele acústicos em Sampa.
Foi a época que eu chamava o "shaker" de Centrum, e cá pra nós deveria ser mesmo.
Remontando todo o histórico da minha campanha por Quarto Vazio no repertório, lembrei do Show no Sesc Santo André/2007, em que ele fez um puta discurso sobre uma canção do cd que ele havia lançado, e que ele ainda não havia tocado e blá, blá, blá e ai só para o fim do discurso que percebi que era NADA kkk. Parece que tirou um sarrinho...afinal, 15 dias depois, nas lonas ele cantaria Quarto Vazio.
Foto Diego (orkut)
Em Nikiti cantou uma novidade, creio eu que era a primeira vez em show, Eu sonhei que tú estavas tão linda, canção que fazia parte da trilha da Novela Eterna Magia/2007, tema de Loreta, personagem da Irene Ravache. Eu, digo, creio, porque sempre rolou show acústico no Rio e nem sempre chegou relatos completos, vai que alguém esqueceu de contar, ele havia feito Rival no começo do mês, mas acho que como era com o trio, não deve ter cantado essa canção...Como essa apresentação em Niterói foi só Voz e  violão, provavelmente acho que encaixaria melhor.
Ah! Foi nesse show que fiquei sabendo que rolou chuvas de pétalas de rosas...Lindo não?!

Nenhum comentário: