segunda-feira, 30 de julho de 2012

PEDRO MARIANO ESPECIAL...

Desde que eu consegui ter acesso ao Tributo à Elis Regina de 1995, gravado no Tuca, show realizado pelos irmãos Pedro Mariano e João Marcello Bóscoli, uma coisa me chamou muito a atenção, o repertório. 

Já havia ouvido do Pedro em entrevista, que esse show não foi com repertório exclusivamente de Elis, apesar de ser um tributo, segundo ele, foi aconselhado pelo pai, César Camargo Mariano, que ao fazer um Tributo deveria subir ao palco em homenagem a Elis e não necessariamente para cantar apenas Elis. Disse ele, em outra entrevista, senão me engano essa ao Bossa ao Vivo da Alpha FM, que abriu com Acredite ou não, de Lenine. No DVD que eu tenho, ele abre com a canção de Belchior, Como nossos pais, independente disso, fato é que o repertório foi uma mescla, inclusive algumas canções depois fizeram parte do CD do João Marcello Bóscoli & Cia, que tem Pedro Mariano como intérprete em quatro faixas: Noites do Prazer, Ventos do Norte, Acredite ou não e Como Nossos Pais (essa ao vivo gravado nesse dia); outras viriam a fazer parte do primeiro CD do Pedro Mariano, lançado pela Sony em 97 são elas: Nau, Triste e As curvas da estrada de Santos. Dessas Triste e As curvas da Estrada de Santos canções que foram interpretadas por Elis. Então, essa mescla de repertório, e não um repertório exclusivo de Elis é de se admirar e fazer pensar, seria mais fácil ele fazer um show todo com repertório de Elis, já que era um "Tributo" e agradar os fãs saudosos de Elis? Isso poderia impactar mais em termos de notas em jornais e na mídia em geral? É, poderia!


E hoje, olhando todo o caminhar dele, percebo que ele realmente não optou pelo mais fácil, e não acho que foi pra não ser criticado por acharem que ele queria se aproveitar da filhiação, foi pra conquistar o seu público, conquistar seus fãs, alicerçar sua carreira em cima de seu som. Esse jeito dele reforça isso, reforça a ideia de que sempre quis mostrar a sua música, o seu estilo, o seu jeito, a sua turma, fazendo a sua história, com respeito a história deixado por ela, e mesmo ao gravar Elis, deu a sua cara, fez os seus arranjos, eu particularmente, amo os arranjos, gosto do jeito dele interpretar Como nossos pais e As Curvas da estrada de Santos, essas do repertório revisitado e registrado por ele no começo de carreira. Curto muito, e Corsário que infelizmente não está gravada oficialmente, apenas está nesse DVD do Tributo e eu amo de paixão...me arrepia sempre que vejo o DVD e olha que ele amadureceu muito nesses 17 anos, imagino ele a interpretando hoje.


Seguiu em seus trabalhos seguintes visitando uma ou outra canção de Elis, nos dois Cds lançados recentemente (Incondicional e Oito) não o fez mais, priorizou um material mais de inéditas, de músicas do presente.

No entanto, o que se pode observar que essa forma dele lidar com o repertório de Elis é de respeito mesmo,  fazer isso é mostrar que, primeiro, não grava simplesmente por gravar, a música tem que lhe conquistar e lhe falar alto para que ele possa interpretar com verdade.

E quinta-feira tá ai, mais uma canção do imenso repertório de Elis será interpretada por ele, O bêbado e a Equilibrista e eu tenho certeza que vai fazer com muita verdade e emoção, por que nesses anos acompanhando ele, sei que ele é assim...Especial e vai dar seu toque especial

Me motivei a escrever sobre isso lendo a matéria do Diário do Nordeste e lembrando de entrevistas diversas dele ao falar de Elis, de que primeiro faz pra ela e que isso é o que importa.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1164928

Fotos: Thiago Gonçalves e Gê Mendes_Pedro Mariano_Teatro Abril/SP_Nova no Teatro_24/07/12

bjs

Neli


ATENÇÃO ATENÇÃO RIO DE JANEIRO, MAIS PRECISAMENTE NITERÓI...

PEDRO MARIANO ACÚSTICO...TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
DIA 24 E 25 DE AGOSTO AS 21 HORAS

Vendas por enquanto só na bilheteria do Teatro e a dinheiro...R$70 a inteira e R$35 meia.(informações passadas pela Angela Maria) A venda via internet e por telefone é feita pela www.ingresso.com.br , mas ainda não está disponível, só mesmo no começo de agosto.
4003-2330 (tel. ingresso.com )

Nenhum comentário: