terça-feira, 30 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA PEDRO MARIANO 2014 - SETEMBRO

SETEMBRO 2014
Também fez shows em todos os anos de 2005 a 2013, em 2005 shows de lançamento do Ao Vivo no Canecão e no Cie Music, Couvert Artístico da JBFM, no Mistura Fina; em 2007 também Couvert Artístico no Senac Bistrô; Grandes Encontros com a Luiza no Anália Franco, Sesc Pompeia e Shows com Roupa Nova no Rio; Piano e Voz no Castelo de Caras, Café Paon,; Sesc Ipiranga; Bahia Café, Sesc Santo André e Canecão; CCBB Brasilia com Leila Pinheiro (Projeto Dois pra lá, Dois pra cá); Festival de Música do Amazonas; Teatro Rival, Auditório Claudio Santoro/Campos do Jordão; Teatro Via Sul/CE; Teatro Paulo Machado de Carvalho

04 A 06 de Setembro_Teatro da Caixa Cultural_Recife/PE


Fotos Silvano Santos_04/09/2014
Recife, apesar de estar distante da terra natal do Pedro Mariano, que é São Paulo e não Rio, como muitos pensam (rs rs), e por ser o Brasil um país de dimensões continentais, fica difícil para o artista de uma região mais distante se inserir nas atividades culturais de outra, já que o custo não é barato. Só mesmo os artistas de inserção nas grandes mídias conseguem expandir com facilidade os espaços para apresentação.
Mas, apesar desses “poréns”, Recife é uma das capitais em que ele tem um público cativo. Pelo que observo deve ser a 4ª capital, perdendo para São Paulo, Rio e Salvador, e talvez empatando com Brasília. Ou será que Brasília empata com Salvador?!
Mesmo não sendo habitual se apresentar nessa região, se eu não estiver enganada, desses Oito trabalhos lançados por ele, ele apresentou lá apenas o show Voz no Ouvido (2º disco) e depois de, praticamente 9 anos, voltou a Recife, em 2010, com o show do Incondicional (7º disco) enchendo o Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); lançou o Projeto com Orquestra em Recife no ano passado, e esse ano, com o incentivo cultural da Caixa ele levou a Recife o show Oito no formato trio. Como a maioria dos Teatros da Caixa Cultural, o teatro em Recife é pequeno. Foram 3 dias de apresentação com sessão dupla no último dia (06/09, sábado).
Deu, para os fãs que realmente quiseram prestigiar o moço em sua cidade, conseguir prestigiar. Teve até gente que se arriscou, apesar de ser de outra capital nordestina, se arriscou a ir, e madrugar na fila do teatro para conseguir um ingresso...e conseguiu.
Foram muitas histórias, nas redes sociais, dos madrugadores. As 10 horas da manhã, quando abriu a bilheteria, as senhas já haviam esgotado para aquisição de ingressos para as 4 apresentações.
Depois de um hiato de 9 anos, ele manteve uma proximidade maior com a capital de Pernambuco (2010, 2013 e 2014) e há uma perspectiva boa de já em 2015 aterrissar por lá novamente.
E nesses três dias apesar de eu não presenciar aos shows, contei com amigos para contar, um pouco de suas impressões sobre esses dias de Pedro Mariano em Recife, primeiro a amiga Erilene Firmino, que foi passar uns dias de férias por lá. O post dela ganhou o título "Pedro Mariano, se apaixonar é um caminho sem volta". Falou do que melhor Pedro sabe fazer além de cantar, apesar de ele sempre dizer que cantar bem é uma obrigação de um intérprete...ele arrebatou a plateia! É! Ele é bom nisso!

Fotos Juanita Marilía e Lucila Fernanda_05/09/2014
Ela contou que ele disse que uma tosse se apoderou dele e que ela não avisa quando vem, e que por conta disso convidou a plateia a cantar junto, e mesmo tossindo horrores mandou bem e fez um show intimista e nessa qualidade de íntimo, pareciam que todos, artista e platéia eram amigos de infância, palavras dela. Todos cantavam e riam das brincadeiras do rapaz que, no palco está em casa, é sua zona de conforto. 
Explicou o resfriado, pois passou uns dias na Disney com a filha que aniversariou em agosto, e o "Pateta", apesar de negar, estava resfriado, pois é, ele culpou o "cachorro" em questão pela gripe. Disse que, portanto, após o show quem fosse falar com ele fosse tranquilo, e brincando disse que não pegariam kkkk (lembrando que foi a mesma coisa que o Pateta falou para ele).
O fato mais engraçado do primeiro show, contou Erilene, foi que Pedro ao perguntar se havia alguém na parte superior do teatro, e após um silêncio, ouvir uma voz dizendo - Pedro casa comigo! kkkk E, segundo ela com uma voz arrastada ele respondeu que não podia, disse que seu coração, sua alma, sua vida já tem donas (filha e esposa que fique bem claro)...É! Mulherada, mudem o foco, o homem é comprometido e seriamente comprometido.
Outra colaboradora foi a Juanita Marilia, para o seu texto eu dei o título "o encantador de plateia". É! Ele encanta, ele nos faz apaixonar, e depois se diz comprometido, quer dizer, ele é kkk. Não dá nem chance pra quem quiser arriscar. (tristeza kkk) 
A Juanita assistiu ao segundo show, no dia 05.
As conversas, praticamente foram as mesmas, até porque a tosse continuava, o que não prejudicou a voz do moço. Aqui eu faço uma observação que sempre faço é incrível mesmo como ele consegue contornar esses problemas. Pelo relato do povo, o repertório foi o mesmo que andou fazendo nos últimos shows acústicos (trio), e algumas canções marcaram a Juanita, a primeira Tem dó, que ela disse que ele fica dengoso nessa canção, a outra, Certas coisas, que está no mais recente trabalho do Pedro (Pedro Mariano e Orquestra) e que pra ela, a "criatura superou o criador", e Um pouco mais perto, música de trabalho desse recente projeto e que tem, segundo ela, bombado em Recife. Além de cantar os clássicos fechando com Nau e Livre pra viver que são xodós da moça.
Segundo ela também, Pedro tem que voltar para um teatro maior, já que o público em Recife não é grande e sim, imenso.

Fotos Silvano Santos_06/09/2014
O que deu para perceber nos dois primeiros relatos, que apesar de Pedro não ir com frequência em Recife, o público conhece seu trabalho, isso é bom, significa que todas as canções gravadas nos oito primeiros cds já são de domínio de seu público. Não apenas as canções de trabalho são conhecidas e sim todo seu trabalho, isso é muito importante e deve ser gratificante para o artista que não tem espaço na grande mídia.
O último relato da passagem de Pedro por Recife ficou por conta de Silvano Santos, que disse teve o primeiro contato com o trabalho do Pedro em 2008 e que de lá pra cá mergulhou na carreira do artista e que hoje possui a discografia completa do Pedro Mariano, que como ele disse não é qualquer artista, e sim é Pedro Mariano. 
Como a Erilene e a Juanita já haviam falado a respeito do show, ele se concentrou em contar a "Saga" dei o título para esse post de "Sempre uma saga", porque realmente quando o show é disputado para se conseguir um ingresso vira uma saga. Ele chegou as 3h30 do dia da abertura das vendas, mas ao chegar já tinha gente que havia chego a meia noite; e ai bate papos (sobre o Pedro, claro!) músicas (do Pedro, claro! kkk) e assim a madrugada foi passando e o dia amanhecendo...sol nascendo as 9 já devia ter as 180 pessoas que teriam a chance de ver o moço, nessas quatro apresentações que aconteceram.
Segundo Silvano, Pedro ao entrar no palco provoca sorrisos largos, reação de felicidade, contou que Perdoa, para ele, Silvano, o faz chorar por dentro.
Ao falar sobre o Projeto com Orquestra e das canções desse projeto que trouxe para o show trio foi bem detalhista, lembrou que foi a primeira cidade a receber o show com orquestra e dos problemas com a falta de energia (apagão) durante o ensaio na época. Ver o Pedro e chegar perto do ídolo, Silvano descreveu como um sonho realizado que se renova.
Ele teve a oportunidade de ir aos três dias notou as diferenças que tem em show ao vivo, as vezes em um dia erra a letra, no outro contorna problemas com instrumentos, brinca com os músicos, por conta desses contratempos e demonstrar controlar bem a situação, e reforça que Pedro até errando a letra é lindo, elegante.
Na última de sessão de sábado notou o cansaço, primeiro por conta de duas noites anteriores, segundo que fazia meia hora que havia se apresentado, ficando puxado esse último show.
E pra encerrar a retro de Pedro em Recife segue palavra por palavra do Silvano
"três noites incríveis com aquele que tem a voz mais bela do Brasil. Que surpreende a cada música, que arranca sorrisos e que faz o nosso amanhã nascer melhor. Quando terminam os shows, Pedro Mariano agradece e grita o seu "valeu". Todas as vezes eu penso: somos nos que agradecemos por poder lhe ver. Assim, agradeço ao Pedro por ter vindo e aos queridos amigos que viveram esta aventura comigo. Valeeeu!"


09/09 Sesc Ginástico / RJ

Fotos Renata_Alexandre_Babi e Angela_09/09/14
Sobre o show no Sesc Ginástico não tive muito o que relatar, e ninguém também se dispôs a relatar.
Setembro depois de ter passado por Recife, chegou ao Rio para esse show no Sesc Ginástico. Quarto show dentro do Projeto “Circuito Sesc de Música”.
Em uma semana 5 shows. O "menino" trabalhou bastante nesses primeiros 10 dias de setembro.
O show foi com banda, mas sem os titulares, Thiago Big Rabello e Conrado Goys, que estavam finalizando o novo trabalho de Dani Black. Eles foram substituídos respectivamente por Maguinho de Alcântara e Gustavo Barros (esse eu sempre vejo ao lado do Fabio Jr).

Fotos Rose Ramos e Maria Fernanda_09/09/14
Sesc Ginástico fica no Centro do Rio, e por conta disso o show foi em dia de semana no começo da noite, e por ser centralizado esgota rapidamente também. Show a R$20 a inteira não tem como não esgotar. E, apesar de ninguém se manifestar para falar sobre o show, sei que o show foi muito bom, público bem de Pedro Mariano, deu pra sentir que foi um show bem animado, só pelo zum zum zum nas redes sociais. E, na realidade, no dia do show em São João do Meriti e que estive presente, conversando com quem assistiu as duas apresentações, alguns disseram mesmo que o Sesc do Centro (esse Sesc Ginástico) tem outra pegada, que a interação do público com o artista foi maior, e por conta disso, Pedro estava IMPOSSÍVEL.
Show tal e qual o do Teatro Bradesco em Junho, a dúvida sempre é o meio do show, o momento hits, em que fico sempre sem saber se ele cantou ou não Acaso e Pode ser.


12/09 II Festival de Petisco na Praia do Farol_Campos dos Goytacazes _RJ
Em duas semanas 6 shows...e dois tipos de show.
Mais um show em Campos dos Goytacazes, tenho o conhecimento de um em 2007 na Caravana Tim ao lado de Léo Gandelman. 
Infelizmente, como em 2007, nenhum fã conhecido esteve presente, não podendo relatar como estava o ambiente e o artista, mas temos pelo menos o registro em duas imagens, que dão conta que o show aconteceu, imagens disponibilizadas pela Secretaria de Comunicação do Município.


13, 14 e 18 de setembro Exibição de Pedro Mariano e Orquestra no Canal Brasil

16/09 - Projeto Música no Pátio - Rádio Eldorado e Shopping Pátio Higienópolis / SP

Fotos Sheila_Amanda e Minhas_16/09/14
Mais um show em Shopping, terceiro do ano, e foi o último do ano em Shopping.
Dessa vez com parceria da Rádio Eldorado com o Shopping Pátio Higienópolis.
Público de shopping é diferenciado, muitos curiosos, uma queria conhecer o filho da Elis, outra recebeu uma mensagem da amiga dizendo que teria Pedro & Mariano no shopping, e por gostar de música sertaneja apareceu por lá...triste, mas acontece, mas assistiu ao show, disse curtir vários estilos. Outra, que estava trabalhando, veio correndo da loja Chicco, de artigos infantis, ao ouvir a canção Simplesmente para conhecer a carinha de quem cantava essa canção que ela ouve na loja. Mas também compareceu o público fiel, não tão em peso, pelo menos nesse, me pareceu faltar divulgação externa ao shopping, o público do Pedro, quando ouve rádio, ouvem mais Nova Brasil e Alpha. Daí achei que podia ter enchido mais, se tivesse bocadinho mais de divulgação, apesar que se fosse DI-VUL-GA-DO não caberia no espaço. E muita gente talvez tenha até desistido por ver comentários acerca do espaço.

Fotos Amanda, Minhs e Face do shopping
Tinha a questão também do transito em Sampa que atrapalha um pouquinho, mas os fãs que conseguiram chegar cantaram junto, o que encantou o moço.
Show em Shopping é diferenciado, o tempo é menor, por conta disso vem os cortes...fico chateada, mas fazer o quê?! Cai a sequencia que tanto amo (Procura e Pra cada coisa) ...mudou o final, a sequencia Quase amor e Nau, foi interrompida por Três Moedas e apenas no bis, traria Nau seguida por Livre pra viver encerrando o show e essa mudança na ordem aconteceria meses depois em dezembro no segundo show no Sesc Santo Amaro.
As 16h30 10 pessoas na fila para acesso as cadeiras, as 18h uma hora e trinta antes do show, não tinha mais cadeira disponível. E os melhores espaços em pé também começaram a serem ocupados.
Momento fofo do show uma menininha de uns 7 anos ergueu um cartaz pedindo para tirar foto com ele, e ele atendeu ao pedido, mas não parou o show, a introdução de livre pra viver aconteceu e ele puxou e deixou a platéia cantando enquanto a galera registrava em suas máquinas esse momento único.
Montagem Andrea Ximanga_16/09/2014
Posso dizer que esse show do shopping Pátio me fez querer assistir ao show completaço. É, o do Vila Olímpia foi bem mais completo que esse e eu, cheguei a achar que ele poderia mais uma vez no presentear com um show pouquinho maior, mas mesmo com o Maguinho (baterista) fazendo aniversário, não aconteceu o mesmo que aconteceu com Marcelo Elias, e nem mesmo com sobrinha (acho eu) e esposa presente teve música a mais para atender a pedido delas ou algum amigo que fosse para ajudar nesse quesito.
É! Não posso ser mesmo amiga de Pedro não kkkk senão o show não terminava nunca (rs rs) eu não iria querer apenas uma música ou outra (rs rs) iria querer o repertório dos 9 cds integralmente. kkkk e ainda umas música que tenho uma imensa vontade de vê-lo cantar, mas que nesse momento não vem ao caso...E pra realizar tudo isso só ganhando na Mega...VEM NI MIM MEGA SENA (rs rs).
Estava tão esperançosa que não teria muitos cortes no repertório, que estava numa animação só..que até gritei Gostoso! E Sereio (fazia tempo!) Mas, também a animação foi até a 7ª canção quando ao invés de cantar Procura, cantou Pra cada coisa...murchei kkkk,

19/09 - Sesc São João do Meriti / RJ

Fotos minhas e Glaucia Gomes_19/09/2014
1h51 minutos de um show pra lá de bom, além de completaço, 20 canções no repertório: Simples, Simplesmente, Miragem, Perdoa, Pra voce dar o nome, Sei de Mim, Procura e Pra cada coisa, Acaso, Um pouco mais perto, Encontros, Pode Ser, Voz no ouvido, Lado a Lado, Por nada e por ninguém, Quase amor, Nau, Três Moedas, Antes não do que Talvez e Livre pra viver.
Alegria de garoto, será que é porque viajei até o Rio pra vê-lo?! kkk Desculpa a brincadeira gente, as vezes, ou melhor, quase sempre é "VIAGEM MINHA, ver algo além das entrelinhas" kkk. (essa frase é minha, muito autobiográfica)
Mas, falando sério, a alegria dele estava estampada não só no sorriso, mas nos olhos que sorriem e brilham, brilham como se fosse a primeira vez no palco. Essa alegria irradiou no público e devolvemos a energia para ele.
Foi o show que curti ao lado de grandes amigos que fiz nesses anos de "perseguidora de Pedro", de fora do Rio, eu, Michelle e a irmã dela de Curitiba, Aline e Lucilia.
Teve alguns fatos engraçados, e que sinceramente, Pedro esperava resposta rápida de algum fã, de preferência uma fã (rs rs), uma da graças foi que ao sentar para cantar Acaso, falou que a calça era do manequim anterior, devido estar muito justa...acho que ele esperava um VOCE TÁ GOSTOSO LINDO! Apesar de ninguém ter dito isso, foi pensado, pois o murmurinho que rolou foi grande. (rs rs)
Fotos Fabi, Angela e Minhas_19/09/14
O show teve uma energia tão boa, que Pedro, pra mim foi ele, pulando como disse na época, feito pipoca derrubou o baixo do Luis Gustavo, que estava no suporte...ele acusou o Marcelo Elias de ter incendiado o palco em Lado a Lado. É! O Marcelo incendiou e ele pulou porque o palco estava quente kkkk.
Mas esse, pra mim, foi o show de Acaso, nesse dia a música fez tanto sentido pra mim...afinal, o acaso fez ele cruzar o meu caminho, ou seria eu cruzar o caminho dele, a arte dele chegou até mim há 14 anos...e, por ironia, não consigo deixar.
Foi o show, que depois de 10 meses voltei a dizer OI pra ele...mas como só estou no Oi, (regredi) tá difícil ir nesses encontros (rs rs)...mas foi engraçado, fazia tempo que não via ele cercado de fãs, e ele todo mister simpatia, brincando, zoando...É! É bom saber que o bichinho continua engraçadinho. A gracinha foi tanta que até fiz um post sobre "Mariano, Ariano tudo igual"

Fotos do Site da Feliz Idade
30/09 - CALDAS NOVAS - GO - Participação no Show Luciana Mello
Até aonde eu entendi seria um Tributo a Jair Rodrigues com Jair e Lú, e como Jair não estava no Brasil, Pedro foi convidado para fazer a participação...O Show  foi uma das atrações que aconteceram no 33º Encontro da Feliz Idade
Engraçado não encontrava a data correta, até ver um comentário no twitter do Pedro (ontem foi o dia de homenagear Jair Rodrigues em Caldas Novas kkk) logo, ontem dia 30 kkk . Curti o "Até já Caldas Novas" (será que significa?! )

Nenhum comentário: