sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA PEDRO MARIANO 2014 – 1º TRIMESTRE

JANEIRO/2014
De 2005 até 2014 no mês de Janeiro ele SÓ NÃO TRABALHOU, NO PALCO, (rs rs tem outros serviços...acho!), em 2005 (ano da gravação do CD/DVD ao vivo) e em 2008. 
De resto sempre teve algum palco para ele se apresentar (Espaço veja, Livraria em Campinas, Lonas Culturais, Teatro dos Quatro, Festival de Verão, e nos dois últimos anos, Sescs em São Paulo.

29/01/20014_fotos Pati Antonia_Ana Paula_Juliana Bajona_Fatuca_Reca
É nesse ano de 2014 o primeiro palco foi do Sesc Santana_SP 29 e 30 de janeiro.
Primeira vez que se apresenta lá, e, uma das poucas vezes que não fui em show dele em Sesc desde quando comecei a “persegui-lo”. Acho que Sesc mesmo foi a segunda vez...minto, terceira. Da primeira vez não foi por vontade, como foi desse ano e do ano passado, no Sesc São Caetano. Infelizmente da primeira vez foi por problemas da vida, ingresso eu até tinha...mas, como eu disse na época doença não tem agenda.
Foi um show muito bom, pelos comentários. Interessante é que ele estava de férias há quase dois meses, acho que até por isso foi bom...vontade e saudade de fazer o que gosta e ganhar pra isso, né? Voltou desejando Feliz ano novo! Como escrevi na época ele disse que é falta de educação não desejar um bom ano quando se encontra pessoas que não encontrou na passagem do ano.
Dois comentários à época, um que foi sucinto da Fatuca "Voz Maravilhosa, entrega total em cada música. Esse é o filho da Dona Elis Regina.#oito #sescsantana

30/01/2014_fotos_Thiago Gonçalves_Fatuca_Reca_Valéria
Outro foi da Roberta com quem conversei pessoalmente e ai ela disse que ele estava muito feliz, realizado mesmo, grato, do jeito dele, mas grato. Ela sentiu isso em um discurso muito forte que ele fez após cantar Pra cada coisa, de Jair Oliveira. Ele disse então, que o Jair fez essa canção porque sempre que acordava e pensava nas coisas que compõe, no trabalho que faz na música, e olhava o cenário musical que está posto ai; fazia ele pensar que ele estava indo no caminho errado, mas ao mesmo tempo não ouvia nada dentro dele dizendo que estava no caminho errado. Nunca ouviu essa voz, e, que por conta disso segue fazendo e produzindo o que acredita. PRA CADA COISA foi feita por essa perspectiva. O Pedro pegou pra ele, pois também acredita no que faz e que também nunca ouviu voz alguma dizer para não seguir pelo caminho que segue...e disse que nesses 19 anos de carreira sente que agora está colhendo os frutos e bons frutos:
Nos últimos 5 anos criou seu selo (Nau) e lançou um cd inteirinho e de inéditas, feito tudo pelo próprio selo;
Conseguiu patrocínio pra realizar sonhos como o Projeto Elis por Eles em homenagem a mãe
E outro sonho mais recente Projeto com Orquestra;
Além de uma turnê (Incondicional) também com patrocínio...
É Pedroca! A gente leva o seu som conosco...e somos felizes...curtindo essa voz linda e abençoada. E assim siga seu caminho, afinal, “PRA CADA ESFORÇO UMA FÉ PRA GANHAR”...
É ISSO AI...”CONQUISTAR, RENASCER, IR MAIS LONGE...BRILHAR!”

FEVEREIRO/2014

'Carnaval - praticamente não rola show" , diferente de Janeiro, Fevereiro, a gente conta os anos que teve alguma coisa entre 2005 e 2014. (2009 - Lona Cultural e Participação no show do Jairzão; 2010 - Praticamente evento fechado para a Escola Naval no Rio; 2011 - Teatro Lauro Gomes e Auditório Ibirapuera; 2012 o Lançamento do CD Oito e um Festival de Arte em Brasilia; 2013 apenas uma participação no show da Luciana Mello)
Esse ano também ficamos órfã de Pedro. Mas, uma coisa bonita nesse ano foi a foto mais fofa dele (rs rs)...Essa daí!
Em Fevereiro o DVD comemorativo dos 30 anos de Jair Oliveira chegava as lojas e Pedrinho ganhou de presente do amigo, primeiro o cara é amigo dele, segundo, ele está no DVD tem um momento no show Especial dos “Artistas Reunidos”, segundo o Pedro na época da gravação 23/07/2011 – “Só o Jair pra nos reunir de novo”

Imagem congelada do Video de Pontos Cardeais
MARÇO/2014
Entre 2005 e 2007 nenhum palco, mas depois de 2008 até 2014, seguiu bonitinho, pelo menos um show rolou (Tom Jazz; Sesc Sorocaba; Sesc Pompeia, Café Paon, 2011 foi o mais recheado (patrocinador) Sorocaba, Salvador, Campinas, Piracicaba e Rio de Janeiro. Pockets em Shoppings, Campinas mais uma vez (sem patrocínio)

12 de março Postado no youtube um "tira gosto" do Projeto Pedro Mariano e Orquestra – Pontos Cardeais – Ivan Lins e Victor Martins

Só para ilustrar a história da amizade_Foto de 2000/2001
18 de março
No dia 18 de março desse ano, Pedro enviou uma mensagem linda para o Jair Oliveira, que coincidentemente nasceu no mesmo dia e mês que Elis Regina...A mensagem provocou o compartilhamento da mensagem original, e o agradecimento em público do Jair, segue pela ordem o agradecimento e a mensagem do Pedro:

“Rapaz, o melhor desta vida é o amor que a gente consegue arrecadar das pessoas mesmo!! 
Por estas coincidências loucas do destino, nasci no dia do aniversário da mãe deste sujeito (17/03). Não convivemos muito na infância, mas nossa irmandade sempre esteve firme e garantida, mesmo que não soubéssemos. Já é conhecida a extraordinária carta que Elis escreveu aos meus pais na data de meu nascimento. Agora, 39 anos depois, vem o Pedro Mariano e me oferece, de presente de aniversário, um dos depoimentos mais emocionantes que já li! Muito obrigado, meu IRMÃO! Te amo.”

Tom Jazz_03/10/2009_Fê Vidal
(Jair Oliveira)

Mensagem do Pedro Mariano para o Jair Oliveira:

"Por conta de questões pessoais, não pude prestar minha homenagem ontem dia 17/03 a esse meu irmão.
Nos conhecemos em 1996, durante uma gravação em São Paulo. Ele estava em período de férias na faculdade em Boston e gravava com sua irmã, quando um amigo em comum, o Simoninha, fez as honras da apresentação.
Logo após esse evento, todas as férias seguintes eram regadas a muito futebol e um pouco de música. De verdade. Fui ouvir uma composição sua muito tempo depois de já ter tomado vários dribles, alguns carrinhos e ter dado muita risada.
Não vou falar do compositor, do músico, do produtor. Dia 17/03 é aniversário do meu irmão.
Uma vez li uma frase atribuída a Jorge Amado que dizia: “Você na vida terá 3 famílias. A que você nasce, a que você constrói e a que você escolhe!”.
Eu escolhi o Jair e sua família, para serem da minha. Na verdade eu tenho certeza que esse mérito é muito mais de nossos pais, mas como houve um grande hiato até nos conhecermos, podemos dividir a culpa em 50%.
Em todas as vezes que me encontro com esse cara, mesmo que tenhamos que resolver algo sério, acabamos em segundo morrendo de rir de alguma coisa. Sua alegria (geneticamente adquirida do pai) é viciante.
Do face do Jair
A forma como ele enxerga a vida já é cheia de poesia. Sua calma é algo inacreditavelmente contagiante. Por muitas vezes liguei pra ele disposto a chama-lo pra guerra comigo, pronto pra causar o maior alvoroço, e aos poucos fui sendo acalmado e ao final, invariavelmente, fui demovido da ideia e uma solução diplomática e bem mais sensata foi posta à mesa.
Senso de humor afiado e elegante! Até mesmo pra se “auto-zoar”.
Gosto tanto desse cara ao ponto de escrever aqui.
Um dia, já em 1997, ou 1998… estávamos sentados numa escada, num churrasco na casa de amigos. Ninguém por perto e nós dois em silêncio. De repente eu falei: “O que não é o destino, hein Jaco?” e ele respondeu, enrolando os dreads: “Pois é!”.
Alguns segundos depois de silêncio seguimos dissertando sobre isso. O mais louco é que estávamos falando da genuína e intensa amizade de nossos pais. De como eles criaram uma amizade muito forte, mas quis o destino que eles se afastassem e anos depois os dois filhos se encontram e dão sequência a essa amizade.
Mas o que realmente é louco: nenhum dos dois fez qualquer menção ao assunto antes. Sinergia de pensamento pura. Estávamos sentados pensando na mesma coisa!!
Jaco, torço muito por você. Como irmão, como amigo e como profissional. Você é, sem dúvida, uma das pessoas mais especiais que eu já conheci. Seu carinho com a minha família é mágico e torço para que o destino continue jogando no nosso time!

Sou teu fã, te amo, irmão!!!
Pedro"

27, 28, 29 e 30 de março
Depois de janeiro, depois do Carnaval, a agenda dele deu uma aquecida no final de março, foi um pocket, quase um show com banda em São Bernardo do Campo, no Golden Square Shopping, tirou umas 3/4 canções; e mais uns shows Trios nos Sescs do Rio de Janeiro,.
2014 foi ano do SESCS DO RIO, graças a graciosa e gente boníssima da produtora cultural do Sesc Kely Pinheiro. Os Sescs de março foram: Sesc Engenho de Dentro; Sesc Ramos e Sesc São Gonçalo

27/03 – Golden Square Shopping – São Bernardo do Campo/SP
Depois de, praticamente, 4 meses estava eu de volta a platéia do moço, com muita saudade de sentir e ouvir suas músicas, assim ao vivo.
Shopping Lotado...consegui ao lado de Solange, Isabela e a Monica ficar em uma área que dava pra vê-lo de ladinho e ele também nos ver.

Fotos Minhas_Reca_Tati Ribeiro_ Zenaide
Plateia muito receptiva como sempre...ajudou aquele rapaz no palco a ficar GRANDE! Foi o show do "Gigante Terrível", que apelidei à época. Gigante, porque ele confirma que no palco ele cresce, tal e qual a mãe. Terrível porque ele mesmo disse no show: "Hoje eu estou terrível"!
E pra mim é "TERRÍVEL" de impossível, ESTUPENDO! LINDO! MÁGICO! GRANDIOSO! É isso que me faz ficar hipnotizada e esquecer qualquer problema...E ser feliz nesses instantes! 
Rolou um problema técnico...aproveitou para contar uma das histórias de Tom Jobim, ele disse que um dia falaram para o Tom que ele é o segundo compositor mais gravado no mundo! - E ai o Tom ficou curioso: -Quem é o primeiro? - Responderam: - Beatles! E ai o Tom; -Ah! Mas, eles são quatro!
Engraçado também foi antes de contar, fazendo graça com a plateia: - Voces conhecem Tom Jobim?! Quem não conhece balança a cabeça afirmativamente que é legal! kkk (É muito bobo mesmo!) kkkkk
Como eu disse cortou algumas canções do show com banda, como: Procura, Acaso, Lado a Lado e mais uma música no momento "karaokê".
Mas, teve Simples, Simplesmente A GRANDE MIRAGEM que todo mundo (rs rs), tá! Quase todo mundo bateu palmas.
Fez o momento "DR", Pra cada coisa, e cantou "Um pouco mais perto" do Projeto que ainda não estava no mercado (Pedro Mariano e Orquestra) e ele já trazia de outros shows. Por Nada e por ninguém e todas as canções finais do show com Banda, inclusive Antes não do que talvez, que sempre quando ele reduz o show ela é sacrificada, mas dessa vez não...deu de graça pra gente!
Eu reli as postagens na época, mas não precisava lembro bem que nunca gritei tanto AMAR VOCÊ!!!

28/03_Sesc Engenho de Dentro / RJ - TRIO
Puxei pela memória na época e a última vez que tocou bateria ao vivo, foi em Vinhedo, dia 28 de julho do ano passado, depois disso ele faria uma serie de shows com Orquestra, algumas apresentações do show Oito com Banda e um Piano e Voz. Exatos Oito meses sem show com ele tocando bateria...
Fotos Michele e Gabi Ribeiro_28/03/2014
Só deixando aqui registrado a história, foi no dia 04/08/2006 em Santos que Pedro começou a fazer show trio com ele na bateria, e fez mais uns shows em 2006 (Sesc Pompeia) depois ficaria também 8 meses sem tocar bateria, voltaria no show no Citibank em maio/07, mas depois disso não ficou mais tanto tempo sem fazer show trio, ou sem tocar a bateria em show.
A minha "correspondente" na época foi a Michelle Maciel, de Curitiba que viajou pra ver o moço, já que ele pouco vai lá, fazer show dele, ele esteve lá em 2013, apresentando show com Orquestra, mas antes, em show dele só em 2006.
Ela disse que no show Engenho de Dentro com ingressos esgotados tinha uma boa parcela de senhoras da terceira idade, mas super animadas, e que apesar de não serem "FÃS" do Pedro não deixaram o moço sem a energia boa da plateia.
Repertório: Simples, Sei de Mim, Pra voce dar o nome, tocou "um pouco mais perto" mas sem dar ao público presente, que vivia na ansiedade de saber a data de chegada ao mercado do DVD, a data de lançamento, nem ele tinha ainda...Gravado em outubro de 2013 e estávamos quase em abril de 2014 e nada de previsão.
Michelle curtiu a interação, percebeu que interage mais no show trio que no show com banda, fez o povo cantar, principalmente ao cantar a canção que o povo do Rio sempre pede, Tem dó.
No momento de cantar Perdoa falou da relação dele com os compositores (principalmente Jair Oliveira, Jorge Vercilo).
Ainda cantou “Miragem”, “Simplesmente”, “Poder”, “Pode ser”, “Voz no Ouvido”, “Lado a Lado”, “Por nada e por ninguém” e “Quase amor”. Errou letra ao cantar “Três Moedas” e realmente até pra errar o menino tem charme, conquistou a Michelle.

29/03_Sesc Ramos / RJ
Esse Sesc, segundo informações é localizado na Zona Norte do Rio, próximo do Complexo da Maré e que, na manhã de domingo, dia 30, ou seja, na manhã do dia seguinte ao show, tinha sido programado pelas forças de segurança a ocupação do complexo, e portanto, na noite anterior, já começaram os preparativos. 

Fotos Michele_Reca_Andreia Cangane_29/03/2014
Foi nesse cenário que rolou o show do Pedro Mariano no Ginásio do Sesc Ramos, mas é assim, a ocupação acontece e a vida continua, claro que pra quem era de fora, como uma galerinha de Sampa e a Michelle de Curitiba, que uma vez que viajou para o Rio pra ver um show do Pedro, emplacou dois (rs rs). Para essas pessoas a coisa ficou meio sinistra, mas corajosamente compareceram e tudo saiu na mais perfeita ordem, com certeza essa aventura para a galera: Michelle Maciel, Renata Castilho, Fernanda Vidal, Andréa Cangane, Simone e a Tati Ribeiro ficará marcada.
Segundo Michelle: “O show de Ramos seguiu na mesma balada de Engenho de Dentro senão fosse pela presença de um público “mais novo”, ter sido num ginásio de esportes e não ter lotado. Mas sabe que mesmo assim estava bonito. O povo cantou legal e o Pedro gostou da reação da galera”
Esse show podemos apelidar “de Gotham” , já que teve uma presença ilustre, do “Batman” (rs rs) , isso segundo as tiradas de Pedro. Não! Não era o homem morcego, mas parece, foi um morcego mesmo. E o Pedro com sua rapidez em fazer graça, não perdeu a piada e disse: “É o Batman?? É sim!!!”. E o bicho sobrevoava o espaço, segundo a Michelle disse, pra lá e pra cá! E a piada não parou por ai, quando o responsável pela iluminação deixou a luz só no palco, Pedro, se sentindo seguro, já que morcegos não gostam de claridade, solta: “Isso mesmo! Só deixa a luz acesa aqui!”
O público cantou muito Tem dó e, principalmente Voz no ouvido, segundo a Reca, depois da canção Pedro fez um depoimento sobre essa canção em sua vida e um agradecimento especial ao Jair. Segundo a Reca também, “Lado a lado” contou com uma “interpretação linda na qual Pedro fez ginásticas vocais durante a apresentação”.
Parte final do show, pelos comentários gerais foi e sempre é a mais animada, e pra combinar com isso, em Ramos, Pedro abriu a camisa no bis, e ficou lindinho com uma regata preta aparecendo e bem...”meu branquelo mais lindo” (isso é Bullying?!)

30/03 – Sesc São Gonçalo / RJ
Pra conseguir ingresso para o Sesc Gonçalo foi osso kkkk, que o diga a Eliane Leão que deixou registrado a sua odisséia aqui no blog.

Fotos Fabi e Eliane Leão_30/03/2014
Segundo ela, Teatro lotado, claro! (Devia ter sido na quadra)
Contou que Pedro pediu desculpas pela voz, que estava um pouco judiada, provavelmente devido ao ar condicionado.(isso eu que acho, afinal, Rio é quente pra caramba)
Contou também que o show passeou “por “Pra você dar o nome”, “Poder”, “Pode ser”, “Voz no ouvido”, “Quase amor”, “Tem dó” (e o Pedro disse que corre o risco de ser processado caso não a cante nos shows no Rio de Janeiro). Um show de muita interatividade do artista com o público. A cada canção o Pedro contava como surgiu a composição em sua vida. Ao final do show, depois de muitos gritos de bis, o trio voltou para o palco”
No bis, surge a bandeira do São Paulo (Tricolor Paulista no Rio kkk)...erguido por ela que gritou: “Pedro, olha pra frente” e ergueu a bandeira (segundo ela, nasceu e sempre morou no RJ, mas há 21 anos torce para o Tricolor Paulista). Disse que uma ou duas pessoas ensaiaram uma vaia, mas que logo foi esquecida quando o Pedro disse: “Ah, ai sim. Olha que coisa linda”. 
No bis teve do show trio de praxe: “Nau” e “Livre pra viver”. 

3 Shows Trio e três figurinos...

Nenhum comentário: