sábado, 20 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA PEDRO MARIANO 2014 – ABRIL E MAIO

Do Face do Pedro Mariano

ABRIL/2014


O que vem logo abaixo, não faz parte da retrospectiva do ano, mas sempre que posso gosto de compartilhar, pra quem nunca viu, a biografia que fiz do Pedro Mariano, dos “Zero aos 19 anos”. UM DIA kkk faço a segunda parte...a responsabilidade é maior ao tratar do profissional.
E outro motivo para eu fazer de novo, é porque é retrospectiva de abril (rs rs) e foi o mês que repostei  (é que trouxe de outro blog) e ai como ando revendo as postagens no blog.

Segue:



Parte I

Parte II

O menino que nasceu dia 18/04, nos últimos 9 anos sempre trabalhou no mês de seu aniversário, inclusive gravou um DVD em Abril. 
Algumas vezes os shows foram perto do seu niver, e alguns se repetiu no Rio, e nos últimos em São Paulo, foi bem dividido entre Rio e São Paulo as comemorações em shows. (Canecão, Teatro Rival, Teatro Municipal de Niterói, Sesc Vila Mariana, Teatro Bradesco);  esses foram os mais próximos do aniversário, além deles: Caixa Cultural de Curitiba, Sesc Sorocaba, Projeto Lado B, Gravação Bossa ao Vivo, Café Paon, em Salvador - Teatro Casa do Comércio, Gravação Domingo Musical da rádio gazeta; Casarão Ameno Rosedá - Couvert Artístico JBFM, Sesc Santo André

16/04_Teatro Mube/SP_Participação Show de“Jair Oliveira30”
Eu não fui ao show e como disse na época estava curiosa pra saber o que ele cantaria junto com o Jair, apesar de saber que o show era do DVD Jair Oliveira 30, imaginava que não ficaria apenas no Voz no Ouvido, que na realidade, me disseram nem é da fase dos Artistas Reunidos, apesar de ter sido composta na época, pelo que entendi. E, Pra quem não sabe Jair é o compositor que Pedro mais gravou nesses quase 20 anos de carreira. Só não tem canção no primeiro Cd do Pedro, o “verdinho” Pedro Camargo Mariano, de 1997, e, acho que só não tem porque foi durante a gravação desse CD que eles foram apresentados.
Jair fez uma introdução para chamá-lo ao palco, falando a respeito da relação dele, Jair, com o universo da música brasileira, apresentadas pelo pai dele, pelos amigos do pai, e pelos amigos dele mesmo, e o quanto conviver com a música de forma respeitosa é bom, afinal, ela é a maior companheira, e que através dela ele fez grandes amigos...é muito fofo o Jair mesmo...chamou aquele que pra ele é muito mais que amigo, que parceiro musical, “acabou se transformando em um irmão, irmão mesmo, de família”...Pedro Mariano...
fotos Ana Paula e Reca_16/04/2014
Mandaram ver a canção “Intacto” que ambos gravaram, Jair Oliveira no CD Simples de 2006 e Pedro Mariano, no CD “Pedro Mariano” de 2007.
Após o fim da canção o Jair fez questão de lembrar, para quem não sabia que o Pedro faria aniversário dali a dois dias, e o Pedro brincando “adversário” e retribuiu como ele mesmo disse, a “missa de corpo presente” kkk Falou da história de como eles se conheceram, do futebol, brincou com a questão que o “tomo toco futebol clube” continua a tomar toco (rs rs) e falou de como Voz no Ouvido chegou até ele, como Voz no Ouvido mudou sua vida no sentido de mostrar o caminho a seguir, trouxe uma linguagem que fez Pedro ser quem ele é hoje, falou da dadivosidade do Jair, de mostrar a canção primeiro para os outros, antes mesmo de ele gravar, contou a história particular de Voz no Ouvido, ele imitando o Jair é uma graça, falou que além dele, tem a irmã do Jair que “causa” se o Jair mostra primeiro pra ele e não mostra pra ela, mas que Jair resolve tudo compondo outra rapidamente (rs rs). Jair disse: “Na verdade não é por dádiva, nem nada, é que com uma voz dessa (apontando para o Pedro e o Pedro fez uma cara bem engraçadinha e agradeceu) eu fico até constrangido de mostrar pra mim mesmo" (rs rs)...Contou que Pedro sempre passa na casa dele e pergunta se tem alguma coisa, e o Pedro é: “Pergunto, né ? Não custa nada! Como está a fornada” falou de como o Jair é organizado com suas composições tudo muito organizado, segundo o Jair, o mesmo duende que compõe, organiza tudo. E ai contou o caso com a canção Sem você sou não que está no DVD Pedro Mariano e Orquestra, que depois de Jair ter mostrado mais de 10 canções quando já estavam saindo ele disse que tinha uma outra e mostrou, foi a escolhida.
Cantaram então Sem você sou Não e Voz no Ouvido ambas inéditas e que foram gravadas pelo Pedro.


27/04_Projeto Encontros_Alpha FM_Shopping Vila Olímpia/SP
Fotos Thiago Gonçalves e Rodrigo Rocha_27/04/14
Dia 22/04 distribuíram os convites de acesso a área do shopping em que ele se apresentaria no dia 27, normalmente em show de Shopping voce chega e assiste, simples assim, mas como o Vila Olímpia, não é um shopping com alguma área muito grande para esses eventos, a cautela mandou distribuir convites. Dois por CPF, é quem disse que ser fã é fácil?...Eu até tentei com o Eduardo Leite da rádio, mas não me deu retorno...fui lá buscar e ainda tive que ouvir dele, no dia do show, eu sabia que voce não iria perder...e ainda tive que ouvir também: -Ah! Se quiser avisar alguém pra vim agora. O show já ia começar e muitos que pegaram os convites faltaram, mas chamar alguém ali em cima da hora...impossível, quando a pessoa chegasse o show já teria terminado.

Fotos Minhas_Walter e Amanda Bernardino
Show ao meio dia e meia é praticamente uma matinê! Aparece criança por todos os cantos, inclusive dos músicos e do artista principal, o momento final eu até apelidei de "A Creche do papai", afinal, estava ali a Rafaela e os amiguinhos dela que gostam do "Titio Pedro" (palavras dele).
Foi um show tranquilo, na época eu comentei do erro dele durante a canção Procura, na realidade esqueceu a letra.
Incrível um show pocket com Procura kkk também era aniversário do Marcelo, graças a Deus, quer dizer, Graças ao Marcelo ele tocou. Esqueceu as letras nas duas vezes no mesmo lugar, eu disse que teria sido um erro, um esquecimento diferente de outras vezes, é que na realidade ele não cantou, ele esqueceu e pareceu até proposital, pois foi o trecho "pensei que encontrando voce talvez, toda a tristeza do mundo que sei fosse embora" e ele volta cantar junto conosco (já que nós estávamos cantando) ..."num segundo eu achei que bastaria voce e  EU ERREI kkkk" (mesmo).
Foi o show de oferecimentos, ofereceu Procura para o Marcelo e Pra cada coisa para o amigo de 7 anos, Gabriel Guedes...que menino fofo, por conta dele e Marcelo tive a minha sequencia do show Oito em um show pocket com banda...E de quebra ainda, além de aniversário do Marcelo, era aniversário de casamento do Marcelo...ai veio Lado a Lado que também ele corta nesses shows, mas ofereceu ao casal....dessa vez, ficou de fora apenas 3 canções ao invés de 5 do show completo.
Cantou "Um pouco mais perto" , afinal, fazer propaganda do Projeto que estava pra chegar é bom! Inclusive se confirmou que o Projeto só sairia no segundo semestre.

MAIO/2014
O mês de maio, mês que ele sempre trabalhou e muito, fez lançamento em casa que a gente chama Grande, Citibank, Canecão, Teatro Coliseu em Santos,  Teatro Rival, Sesi Paulista, Virada Cultural em Sorocaba, Lonas Culturais, Sesc Santos, Tom Jazz, Sesc Casa do Comércio/BA, Vários Sesis no Rio. Sesc Santo André, Sesc Santo Amaro, Teatro Lauro Gomes, Sesc São Caetano e Caixa Cultural Fortaleza.

Dia 08 O Brasil perde o Jairzão, foi uma partida que foi difícil assimilar e a saudade é forte, ele tinha uma energia absurda e era contagiante a sua alegria como aceitar né?!
Pedro fez uma homenagem que foi postada na fan page, a frase que ele escolheu pra abrir seu texto faz todo o sentido para a forma de como Jairzão partiu, segue:
Em um dos almoços com Jairzão_31/03/2012
“É isso aí, gente! – Obrigado… Fui!”
Era assim que, costumeiramente, ele se despedia do palco. E, tenho certeza, assim ele se despediu de todos nós.
Foi leve, não tenho a menor dúvida! Porque viveu leve, fez da arte de cantar uma bandeira, uma benção a todos aqueles que tiveram a sorte de um dia estar em sua platéia. Riso frouxo, espontaneidade, e porque não dizer elasticidade! Sim, porque quantas foram as vezes que uma experiente bananeira surgia, sem ser anunciada?
Dividi, mais de uma vez, o palco com ele. Cantamos em dueto, e por mais séria que fosse a canção, ele não sossegava enquanto não me tirasse uma gargalhada. Sua generosidade era inegável.
Aprendi com ele que você deve ter orgulho de tudo aquilo que produz, não importa o tamanho da conquista. Você deve ser o seu maior fã! Não que ele tenha dito isso pra mim, ou para qualquer outra pessoa. Mas ao assistir esse cara ouvindo os seus próprios discos e vibrando, cantando junto, como se fosse criança, era emocionante.
Carinhoso! Recebeu a mim e minha família em sua casa. Nos deu o privilégio de sermos de sua família. Trazia sempre um presentinho pras netas e incluía minha filha nessa lista…
Não sei ao certo como será a vida sem tudo isso… provavelmente muito chata!
Só sei de uma coisa: um silêncio insuportável já toma conta de nossas vidas.
Pra todos Jair Rodrigues, pra mim “Seu” Jair.
Muito obrigado pela abençoada oportunidade de ter convivido com sua alegria!


(Pedro Mariano)

Fotos Babi_16/05/2014
Mês com show no Teatro Rival e Sesc Nova Friburgo, início do Projeto Circuito Sesc de Música do Rio de Janeiro, que foi de Maio a Dezembro e Pedro Mariano era um dos artistas no quadro de 26 artistas (aproximadamente) de nossa cena brasileira.
Além desses shows ele também se apresentou ao lado de Jair Oliveira e Luciana Mello na homenagem no Altas Horas da Rede Globo cantando Disparada.

Os shows no Teatro Rival aconteceram dias 16 e 17 de maio

Fotos Angela e Ligia Matos_17/05/2014
Segundo a Maira Dantas, apesar de ela ter assistido ao show em Março, ou seja, não fazia muito tempo, e ela ter ido para o show sem muitas expectativas, Pedro a surpreendeu. Disse ela que Pedro estava muito animado e a mulherada mais louca do que nunca (palavras dela), elas gritavam pra valer. ele começou o show como sempre, desde 2012, com Simples, mas não demorou e veio uma surpresa ele cantou Beijo Partido, em homenagem aos 80 anos do Rival, afinal ele cantou a primeira vez para o público dele, no Teatro Rival, eu bem lembro, fiquei com inveja (rs rs) foi em novembro de 2008, na sequencia ele faria show no Sesc Santo André...e ai ele também cantou, mas ai eu não quis ouvir (rs rs) Pirraça pouca é bobagem.
E, as outras surpresas foram Certas coisas e Al otro lado Del rio, mas todas sem tocar bateria apenas sentado à frente no banquinho, em Al Otro Lado del Rio, tocou um batuque (sei lá com chama), Um pouco mais perto que já vinha cantando na bateria mesmo; além de outras do repertório trio, que ele sempre canta.
No final, ao voltar para o Bis, resolveu homenagear Jair Rodrigues, puxando Tristeza a Capela e fazendo o público do Rival cantar, ele até filmou a homenagem no Rival ao Jair, mais do que merecido. 
E ela encerrando seu texto disse: "Olha são 14 anos seguindo esse homem e ele consegue me surpreender e me deixar cada vez mais feliz quando vou vê-lo! Só não foi tão completa a noite pois não fiquei pro camarim, mas hoje em dia, depois de anos eu curto muito mais o show do que esse momento, que as vezes é corrido e por vezes a gente vê que ele já está cansado e doido pra dormir"

Dia 22/05 - Gravação do Programa Altas Horas da Rede Globo em Homenagem a Jair Rodrigues o programa foi a ar dia 24/05

Realmente ele é da Família Rodrigues, foi lembrado em várias homenagens, lembrei que uma vez sonhei com ele cantando Disparada com o Jairzão. Infelizmente meu sonho não se concretizou dessa forma, mas cantou ao lado dos filhos do Jairzão...diga-se passagem esse momento foi especial, tenho o áudio no meu celular e que me desperta toda quarta-feira, normalmente quando o celular desperta até já estou de pé, mas deixo tocar...A-do-ro! Aquela viola do Paulinho Dafne e ele entrando com Prepare o seu coração pra coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar....e ai passa os próximos versos para o Jairzinho e volta quando a música ganha mais força e rapidez "boiadeiro muito tempo, laço firme, braço forte, muito gado muita gente pela vida segurei, seguia como num sonho que boiadeiro era um rei" e assim foi cantando em parceria com os filhos do Rei Negro, uma das canções que mais amo de nossa música brasileira e deu a ela seu jeito, a sua forma, que é a delicadeza com a força tudo junto e misturado...só ele.
Quando o programa foi ao ar, até comentei na época, que choveu fotos da tela da tv, todo mundo (meus amigos), compartilhando imagens desse momento, ele de azul, ele gosta de azul, e acho que deveria usar mais azul (rs rs) ficou lindo demais...

Fotos Felipe Albuquerque_25/05/2014
Dia 25/05 - Sesc Friburgo /RJ

No Show de Nova Friburgo quem colaborou foi o Felipe Albuquerque, contou toda a sua saga, falou até dos 15 minutos de atraso, que como ele disse "Aquele "atraso" que sempre tem que ter para esperar os atrasados"
A descrição que ele fez do show resumidamente foi encantamento. Ótima presença de palco, perfeita interpretação, afinação impecável e uma química deliciosa entre ele, banda e plateia. É show com banda no Rio foi bem difícil nos últimos anos, depois que fechou o Canecão...Se não fosse o Sesc...Sei lá! E os shows do Pedro Mariano, no Circuito Sesc de Música que começou com esse em Nova Friburgo, todos foram com a formação completa.
Felipe disse também que o humor dele: "faz a gente ficar super a vontade e se sentir íntimo. Ele adorou ideia de tocar em lugar pequeno, porque todos os músicos ficam bem aglomerados e ouvem o som da música perfeitamente sem precisar muito do retorno, Fica uma coisa bem intimista. Não tive nenhuma surpresa, apenas confirmei o que eu já ouvia nos discos: Pedro Mariano é dono da melhor voz masculina desse Brasil"
E, pelo que contou no geral, não teve alteração em relação ao show no Sesc Santana.
E contou a triste história da experiência com uma máquina super boa...kkk...mas no fim tudo deu certo.

Nenhum comentário: