domingo, 2 de junho de 2013

MÊS DE MARÇO - PEDRO MARIANO - 2005 A 2012 - 1º PARTE

2005, 2006, 2007 nenhum show de conhecimento público, é bom lembrar que o acesso dos fãs do Pedro Mariano a agenda dele é somente em relação a agenda de shows abertos, artista faz também atividades corporativas que são eventos fechados e isso não é colocado na agenda dele nem ele divulga que fez, um ou outro ele falou sobre quando mantinha seu blog.
2008 - Sons da Nova - Tom Jazz/SP
2009 - Sesc Sorocaba/SP - Ginásio da Academia de Ensino Superior
2010 - Sesc Pompeia/SP; Sons da Nova - Café Paon/SP
2011 - Teatro Municipal de Sorocaba/SP - Teotônio Vilela; Teatro Castro Alvez/BA; Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes_Campinas/SP; Teatro Municipal Dr. Losso Neto_Piracicaba/SP; Teatro Municipal Carlos Gomes/RJ
2012 - Shopping Granja Vianna/SP; Mooca Plaza Shopping/SP


15 Shows
08 Shows com Banda
06 Shows Acústicos
01 Show (Trio e Piano e Voz)
Desses fui em 11

Foto Debora Noemi
05
2009 Sesc Sorocaba/SP - Ginásio da Academia de Ensino Superior

Foto Rosi Sabino
Mais uma apresentação do show no estilo que Pedro Mariano e o pai vinham fazendo desde outubro de 2008. O pai, César Camargo Mariano, fazia seu solo, na sequencia o filho se juntava e rolava uma recordação do Projeto Piano e Voz e depois entrava os dois músicos do Pedro e ai se formava o quarteto com o César, depois ficava só o trio do Pedro e encerrando, novamente o quarteto.
Creio que esses encontros entre ele e o pai, e com o seus músicos, foi ocasionado depois do Castelo de Caras, em que eles (César e Pedro) se reencontraram para uma apresentação especial do Piano e Voz para os convidados. Na sequencia, em outubro, rolou o Projeto Grandes Encontros do Shopping Anália Franco. No mês seguinte, em novembro, show do César agendado para o Sesc Pompeia em que teria a presença de um artista americano, que não sei porque não se confirmou, mas também não vem ao caso, só sei que mudaram e ai novamente Pedro e seu trio com o César, ou melhor o César e o trio do Pedro. Lembro que o Pedro estava escalado também para uma participação nesse show, tudo isso em 2008. No final do ano, em dezembro, também rolou uma agenda desse show para o Sesc Sorocaba e Sesc Araraquara. No entanto, por problemas técnicos não aconteceu o show do Sesc Sorocaba, sendo adiado o show, reagendando para março.
Foto Akemi
Como um prêmio, para esse show de março/2009, eles trouxeram uma canção do Djavan que se não me engano ele disse que é dos anos 80, e o Pedro disse que só teve conhecimento dela no ano anterior (2008), quando, na casa do pai, a ouviu, e gostou...a canção?! Era Beiral. Segundo ele a decisão de incluí-la no show aconteceu no dia anterior ao show, para dar "uma roupa nova" para o encontro deles.
Infelizmente a primeira apresentação dessa canção não foi registrada, ele pediu e foi atendido, acho que ele quis fazer charme, mas as pessoas não entenderam assim e não registraram. Se eu estivesse com máquina não o tinha atendido. Ele disse que música depois que cai no youtube deixa de ser inédita, eu digo, música cantada só em show que não tem registro oficial em áudio decente, não é essa coca-cola toda kkk e pra mim, seria sim, inédita, quando ele a gravasse oficialmente, perceberia nuances que não dá pra ouvir em uma gravação caseira, mas que na falta kkkk ela serve muito bem (rs rs) já que é o que temos. Por exemplo, tenho áudios a partir de fita K-7 de um programa em que a Alpha FM transmitiu o show em homenagem a Cazuza/2005, e vou dizer esses áudios de rádio já não são bons, e ainda conversão dessa fita para digital, a coisa fica meio estranha, mas curto de montão. Portanto, a primeira interpretação de Beiral para o público, foi infelizmente sem registro; se alguém filmou não compartilhou.
Foto Akemi
O show começava com César no palco e ele dava o show sozinho, ou melhor, acompanhado pelo inseparável piano, que desde os treze anos quando sentou-se pela primeira vez em frente desse instrumento e, segundo reza a lenda,(rs rs) saiu tocando, assustando seu pai, que acabou passando mal e sendo internado, então desde esse dia essa união se fez e não se desfaz...Muitos anos de muita harmonia. Não dá pra ouvir essa junção do piano e o pianista e sair como se nada tivesse acontecido. Queria muito mais desse encontro. Se minha memória não me derrubou (estou transcrevendo o que escrevi no blog antigo na época) o repertório do César foi Curumim, Samambaia, Carinhoso, e I can't help it e uma composição própria que não me recordei.
Foto Rosi Sabino
Nesse dia quando o Pedro entrou no palco foi muito engraçado ver a movimentação. O espaço entre as cadeiras e o palco era razoavelmente grande, o show era em um Ginásio. Todo mundo quietinho enquanto o Maestro se apresentava e o rapaz do ladinho só aguardando seu momento de adentrar ao palco e ai foi só dá pinta que era a hora dele entrar, rolou um corre corre pra frente do palco para pegar uma pose bonita do rapaz. E ai começa a segunda parte, o MAESTRO e seu PIANO, e a VOZ. Creio que as canções foram De repente, Acaso, Se eu quiser falar com Deus, Par e Impar, Tem dó (não tenho certeza foi mais ou menos isso)
Foto Rosi Sabino
Pedro vai para a batera, entrou Conrado e Matsumoto, guitarra/violão e baixo, o César continuou ao piano e começou um instrumental com um Groove delicioso, tive que ligar para o Matsu, pois desde Sesc Pompéia eu amei o instrumental e ficava de perguntar ou ver no setlist e esquecia, e quando falava com eles também acabava esquecendo de comentar e não fazia ideia do que era, além de que é MARA, sentia algo de Stevie Wonder, mas para não falar besteira liguei para o Matsu que disse que a música é "Aliá" do César, essa música está no CD do César de 1990. Essa eu me arrependo de não pedir para as pessoas filmarem. Na sequencia eles também emendavam "Poder" que tem arranjo de César Camargo Mariano.
Foto Rosi Sabino
É lindo Pedro na bateria, mas É MARAVILHOSO ele dançando e interpretando, Quase amor, não tem graça se ele não dançar, é um desperdício.(rs rs)
Fui para esse show imaginando que iria ver exatamente o mesmo repertório do show do Sesc Pompéia, mas na parte do Piano e Voz ele veio com a novidade de "Beiral" do Djavan , e ai imaginei que ele cantaria as duas canções que ele andou apresentando no inicio do ano para o povo das Lonas do Rio, Simplesmente e Estrela de Papel, mas ele só nos mostrou, nesse dia, SIMPLESMENTE, amei foi como se fosse a primeira vez. Eu fui em dois shows no final de 2004, que acredito, ele a cantou, mas sinceramente não me recordo, talvez, porque em 2004 eu via pouquíssimos shows dele e quase não falava sobre o show em si com as pessoas, não tinha aonde deixar registrado, portanto, se eu não comento, minha memória não registra, além do que quando voce não mergulha no repertório de um artista, voce só registra os clássicos, só as canções que voce conhece, portanto, pra mim, só as dos cds dele eu registrava.

Ainda teve, para minha surpresa, Quarto Vazio, não esperava mais ela nos shows. Claro que teve Voz no Ouvido, Três Moedas, Nau, Tá tudo bem (que se não me engano é o momento em que o César se juntava novamente a eles) Pode ser, não tenho certeza, mas acho que sim, e Livre pra viver.
Povo do interior tem outra vibe, portanto, Tá tudo bem, e Três Moedas e todo mundo sentado, alguns até sentaram no chão em frente ao palco, mas ai na hora de Livre pra viver eu e a Rosi fizemos a festa e esse povo que estava sentado acabou levantando também.
Nesse show decidi ir na última hora provocada pelo Saturnino, que pegou o carro e me convenceu a ir, tudo bem, que não precisava fazer muito esforço pra isso. (rs rs) O show foi em uma quinta-feira, foi uma correria, valeu dormir menos de 4 horas e trabalhar no outro dia. No blog do Pedro, ele disse que chegou por volta da 1 da manhã a mesma hora que eu, só que cada um em sua casa (rs rs).
Valeu de monte essa viagem, encontrar gente que só virtualmente troco ideias, mas que nesse dia deu pra matar saudade.
Encontrei também a Suzy (ex produtora dele) a Rosi e a Luciane Nagy, a Camilets já estava em Sorocaba na casa de uma tia, Akemi, Débora e outras que não me recordo nomes.
Fato é que depois no "camarim" (na realidade momento camarim, né?!Difícil entrar no camarim) fizemos uma festa também...confesso que pentelhei o Pedro. (rs rs). Ele havia comentado em seu blog, que na época mantinha com atualizações constantes, que tomou pau no colégio, mas não dizia em que matéria, pronto bateu a curiosidade na pessoa e ai perguntei a ele, e ele se esquivando de me responder e eu provocando perguntei: Física?! Química?! Nesse momento quase que ele se entrega só pelo olhar, e ele: Artes e Educação Física (cheio das graças, quero crer que foi graça kkk reprovar em educação física não dá né?! Arte?Hum dependendo da área...vai que...kkkk Apesar do pai também ter o dom pra desenho, não sei se ele tem) . Claro que aproveitei que o César estava por perto e perguntei qual foi a matéria, mas ele quis preservar, já que o grande envolvido não quis contar, ai me disse que não lembrava....acho que não lembrava mesmo.
Foto Selma
12
2010
Sesc Pompeia/SP - Show com Banda no segundo ano da turnê Incondicional
O lançamento do Incondicional foi no dia 29/agosto/2009, praticamente setembro, no entanto, o Cd havia chego ao mercado em maio/2009, considerando agosto como início da turnê, logo foram pouco mais de 6 meses até os shows do Sesc Pompeia.
Não teve alterações, teve a Medida da Paixão, Colorida e Bela, Casa da dor, essa tenho dúvidas, mas acho que cantou, essas foram caindo do repertório do show durante a turnê.
Infelizmente não pude estar presente nesse primeiro dia dos três dias dele no Sesc Pompeia, digo infelizmente, porque foi por motivo de saúde na família e na época, os shows dele estavam sendo um bálsamo pra que eu pudesse aguentar toda a tensão, talvez por isso, não tenho tanta lembrança em minha memória, tudo que lembro é o que as fotos contam, e para escrever também a inspiração não rolou.
E, por falar em tensão, ele é que estava em uma situação complicada, na época eu comentei que São Paulo não fazia bem pra ele, acho que não faz bem, até aconselhei (através do blog) pra ele a ir morar no litoral, porque adoece com muita constância é uma gripe, atrás de outra e que acaba causando rouquidão...é muito complicado pra quem tem a voz como instrumento.
Foto Arenita/Julio
Lembro também que fazia pouco tempo que Johnny Alf havia falecido, consultando agora no google, 04/03/2010 e, creio que por isso vi no setlist "O que é amar", creio que ele queria lhe render a homenagem, como eu não fui no dia 12, não sei se fez, nos dias posteriores não fez, chego a pensar que ele tinha a ideia, mas que na hora, com o problema com a voz, não quis arriscar. (essa é uma leitura minha, não estou afirmando nada, ok?!) (continua no dia 13)







Foto Camila Albejante
2011
Teatro Municipal de Sorocaba/SP - Teatro Teotônio Vilela
2 anos depois do show com papis no Ginásio, retornando em um show com Banda Turnê INCONDICIONAL
Foi o show que eu paguei um mico básico de ficar no vácuo, levantar e ficar sozinha kkkk...tive que "recolher a minha insignificância" (rs rs).
Foto Rosi Sabino
Acontece que eu tinha na memória o show com banda que ele fez nesse teatro em 2008, em que a galera agitou em pé antes do show ir para o bis...só que tinha uns detalhes, em 2008 de Sampa éramos 12 e não éramos fracos não, nesse dia, só eu Camila e Fê Bueno. Fora que em 2008 tinha gente sentada nos corredores, pois foi show da Virada Cultural, gratuito e ai abarrotou de gente que teve que ocupar as escadas. Para esse povo que estava sentado no chão duro, se levantar para dançar era a melhor alternativa então foi fácil, fácil, mas dia 12 de março de 2011 (rs rs) todo mundo acomodado em suas poltronas...me dei mal...só não fui vaiada porque o povo também é sossegado, educado e não queria estragar o show do Pedro (rs rs) só por um "detalhe" de 1,52 que nem atrapalha assim a visão,né?! Povo do interior dança mesmo é nas cadeiras kkk apesar que após o show umas garotas vieram falar comigo e disseram: - Ah! Fiquei com inveja de te ver dançando ali, estava doida pra ir, mas morrendo de vergonha! - Foram para a frente, mas acabaram sentando no chão na frente do palco.
Foto Camila Albejante
Bom esse foi mais um dos shows com o patrocínio do Bradesco. Foi uma festa esse patrocínio, fevereiro, março e abril da turnê Incondicional/2011 só agitando.
Foto Camila Albejante
Era a turnê mais dançante que a atual, era uma delícia...amo a atual, mas curtia demais o Incondicional. Pedro interagindo com seus músicos como sempre, seus músicos interagindo entre eles, e também a interação do Pedro com plateia foi uma época que o senti muito mais interativo, tinha as sequencias Simplesmente e Procura; e Inverno e Nau no final que eu amava demais, e a corridinha dele pra tocar teclado ao lado do Marcelo em Inverno, era uma diversão, delicia de ver, e em 2011 ele já cantava Pra voce dar o nome e Miragem com a Banda.
Pra voce dar o nome, desde janeiro com participação de Tó Brandileone, fazendo com que eu pensasse que o Pedro convidaria o compositor para dividir a gravação da canção no cd, mas isso não aconteceu. Pedro nesse dia brincou que a canção tinha 200 versões e que a de sábado era a de 178 e 179, porque como ele a repetia no bis, queria dizer que era outra versão. É, o Tó voltava ao palco para mais uma vez dividir a canção.
Pedro havia twittado que o Tó iria participar, mas eu particularmente, uma "sem celular" (rs rs) não sabia, e na hora que ele twittou eu já estava na estrada.

Nesse dia o Pedro, assumiu para a plateia, que Sorocaba é uma das cidades mais visitadas por ele, tanto como artista como pessoa comum, pois passa por lá sempre que vai para a casa do sogro em Araçoiaba da Serra.
Havia terminado de cantar Ventania e começou a falar da canção e o Edu não trouxe o outro banquinho e ai ele disse: - Tá faltando um banquinho aqui! Na primeira apresentação da canção nesse dia ele não dobrou o vocal com o Tó na primeira parte, e o fez na segunda, e na segunda apresentação da noite fez nas duas partes; achei então que eram as versões diferentes, não deixa de ser né, no entanto, depois, o Pedro assumiu que ficou encantado com o Tó cantando que esqueceu de dobrar com ele em uma das estrofes.
Esse foi um dos shows de que sai maravilhada com a presença de palco do Pedro, o show em si, vibe da plateia não foi "o show", mas ele tava impossível, e ai, cheguei pra ele depois do show e disse: - Voce tá arrebentando hein?! Melhor a cada dia! E ele: - Ainda bem, imagina se eu tivesse piorando...- oh bichinho chato! kkkk - Mas, depois disse: - Eu me cobro todo dia!

Nenhum comentário: