domingo, 2 de junho de 2013

MÊS DE MARÇO - PEDRO MARIANO -2005 A 2012 3º e ÚLTIMA PARTE

2005, 2006, 2007 nenhum show de conhecimento público, é bom lembrar que o acesso dos fãs do Pedro Mariano a agenda dele é somente em relação a agenda de shows abertos, artista faz também atividades corporativas que são eventos fechados e isso não é colocado na agenda dele nem ele divulga que fez, um ou outro ele falou sobre quando mantinha seu blog.
2008 - Sons da Nova - Tom Jazz/SP
2009 - Sesc Sorocaba/SP - Ginásio da Academia de Ensino Superior
2010 - Sesc Pompeia/SP; Sons da Nova - Café Paon/SP
2011 - Teatro Municipal de Sorocaba/SP - Teotônio Vilela; Teatro Castro Alvez/BA; Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes_Campinas/SP; Teatro Municipal Dr. Losso Neto_Piracicaba/SP; Teatro Municipal Carlos Gomes/RJ
2012 - Shopping Granja Vianna/SP; Mooca Plaza Shopping/SP


15 Shows
08 Shows com Banda
06 Shows Acústicos
01 Show (Trio e Piano e Voz)
Desses fui em 11

Foto Fê Vidal
19
2010
Café Paon/SP - Sons da Nova
Foi um dos shows que não fui prestigiar, nos 8 anos seguindo de perto. Infelizmente achei a casa confusa na venda dos ingressos, "garrei" ódio. Dois anos depois o Sons da nova já estava o dobro R$100, nessa casa, ainda tinha setor a R$70 e R$80.
Foto Fê Vidal
Surpresas em relação aos shows que ele vinha fazendo, do acústico Incondicional, não tivemos, pelo menos na época a Fá que esteve presente não contou nada...Diferente do Sons da Nova de 2008, nesse, pouquíssimos fãs conhecidos, acho que no dia 19 só a Fá. Germana, Camila, Fê Vidal e Tatiana Ribeiro, mais um ou outro que nem comentaram comigo que foram, mas com certeza da turminha que sempre estava presente, mais ninguém..
Foto Fatuca Ferreira
Pelo jeito as pessoas se satisfizeram com os shows do Sesc Pompeia no final de semana anterior e como o Café Paon era Couvert Artístico e não era baratinho...deixaram passar. Isso é bom para o público que não curte muitos os fãs exagerados e assíduos do Pedro, esse é o tipo de show que vale muito a pena para essas pessoas.
Show Acústico Incondicional em 2010 antes de junho, antes de entrar Pra voce dar o nome.
Teatrinho, Profissionalismo é isso ai, Ladeira da Preguiça e Beijo Partido (essa era meio coringa) / Estrela de papel, Quarto Vazio, Ventania e Voz no Ouvido, Poder / Se, Se voce pensa, Colorida e Bela e Passado (desde outubro/2009) / Simplesmente, Quase Amor, Nau, Três Moedas/ Tá tudo bem e Livre pra viver.

Foto Uran Rodrigues
Foto Thais Cirqueira
2011
Teatro Castro Alves/Salvador/BA
Salvador recebeu a turnê Voz no Ouvido e Piano e Voz não sei se o Intuição...Acho que não! Depois só o Incondicional e com ela ele passou por lá em três oportunidades, uma assim que a turnê foi lançada, setembro/2009 no Bahia Café, depois em 2010 no Sesc Comércio, só que em formação acústica, dois dias. E, nesse dia com o Patrocínio do Bradesco voltou no Teatro Castro Alves, em que ele já havia pisado, pelo menos uma vez, em 2003 na turnê piano e voz, não sei aonde se apresentou em outras oportunidades. Um pouco mais magro do que em 2009/2010 o público de Salvador o recebeu em forma, e com outro figurino, teatro exigia o uniforme incondicional para teatro (rs rs) a camisa xadrez.
Não vi comentários, mas olhando os videos no youtube, as canções foram as mesmas que ele vinha apresentando desde o Teatro Lauro Gomes em São Bernardo do Campo, em fevereiro, com Miragem entrando duas vezes no setlist.e pra voce dar o nome também, canções que viriam a ser o embrião do Cd lançado no final do ano.
Foto Thais Cirqueira
Um dos comentários que vi nas redes sociais e que sempre achei interessante, e que já ouvi outras vezes, esse comentário, saiu de um rapaz que o assistiu no Teatro Castro Alves, ELE CONSEGUE SER MELHOR QUE NO CD. A interpretação que faço é que no CD a canção é gravada em estúdio, não tem plateia para interagir, mandar energia e também pra ele "aparecer" e fazer o seu trabalho e mostrar, acho que ele curte mostrar mesmo o talento. Também, na gravação no estúdio as canções ainda não estão "maduras" absorvidas por ele, pela pele dele. Só o tempo mesmo para que a música gravada em estúdio ganhe força com o intérprete, é na estrada que a coisa vibra, ganha sentido, força. Escrevi isso na oportunidade em que comentei a repercussão do show em Salvador. Miragem, comprovou um pouco isso, não sinto muita diferença na interpretação dela no cd e ao vivo, ela parecia já pertencer a ele mesmo na gravação, também já havia cantado bastante, mas claro que ao vivo ainda é um pouquinho diferente o homem é melhor ao vivo mesmo. Mas, veja bem, ele não é ruim no cd ELE SE SUPERA AO VIVO.
Foto Máquina Camila click meu

Foto Naíra Messa
20
2010
Café Paon/SP - Sons da Nova
Esse foi um presente que ganhei da Fá, eu fui no lugar dela, só não substitui a altura, pois não filmei e não levei um só Quindim para o moço (época do quindim) na realidade nem fui ao camarim após o show.
Relendo o blog antigo lembrei do frio dentro da casa, foi o show com o frio mais absurdo de ar condicionado. Ele chegou a falar do ar, mas não pediu para resolverem, deixou o "troço" do jeito que tava e acho que estava no "talo". Eu não sou friorenta, nem calorenta, normalmente me adapto bem, mas nesse dia, e se eu escrevi na época devia tá frio pra caramba...Escrevi "mas essa noite o que era aquilo? A casa estava cheia e mesmo assim estava com frio, teve um momento que eu estava sentindo o frio no osso".
Foto Naíra Messa
E a pergunta que fiz: Como alguém que já não estava bem consegue cantar com o ar judiando desse jeito, só ele né?! Os três dias na semana anterior no Sesc Pompeia ruim, esse final de semana no Café Paon continuava...Eu hein?! Pedi a ele nos posts da época para se benzer, fazer promessas...e que deveria voltar a cantar Saúde, que agora escrevendo, creio que a última vez que ele cantou Saúde foi no Tom Jazz em 2008.
O interessante é que mesmo ruim ainda canta, não 100%, mas ainda a voz encanta. E nesse dia, apesar de estar melhor que nos shows do Sesc, eu ainda ouvi um respiro de asma...um gatinho.
Show intimista é aquilo né? Sem muita ovação, ou quase nenhuma, sem festa...mas é assim mesmo, só para ouvir e babar.

Foto Camila Albejante
Foto Camila Albejante
24
2011
Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes_Sala Luis Otávio Burnier_Campinas/SP
Eu, Fá, Fê Bueno, Camila que já estava lá
Creio que foi o figurino mais gostoso dele, a calça peloamordeus...é um absurdo, deixa o rapaz...no ponto! kkk E camisa ficou legal com ela e depois a camiseta do bis...a "vermelha paixão" kkk.
Bom, a alegria de pobre dura pouco...Pelo menos achei isso no dia! Humm! 6 shows que vi (foram 8 ao todo), cantando Miragem na primeira parte do show e no bis também. E Miragem era a do bis que eu mais amava, afinal, já havia ensaiado com a plateia presente, não ele ensaiado, mas ensaiado a plateia. O título que dei para a postagem da época foi "Me viciou e agora???"
Na realidade o que ACHO que ocorreu foi que ele poupou a voz, por isso, deixou de cantar Miragem no bis, para o dia seguinte aguentar Piracicaba, lá ele cantou...então, creio que foi por isso, ele estava com uma tosse (ai ai mes de março hein?! Não tem mais águas de março fechando verão e sim tempo seco). Cheguei a escrever que não foi por eu ter reclamado, inclusive era mais certo dele não cantar por justamente eu ter reclamado.
Foto Camila Albejante
Quarto vazio, pelo jeito nesse dia me marcou, fiz postagem especial só por causa dela, creio que é porque ele a cantou sem bateria, mas ele já a havia cantado no Lauro Gomes, em Sorocaba em que também ele estava muito bem no palco. Mas, Quarto Vazio será sempre A MINHA MÚSICA (hoje ele tem cantado "mude a canção aquela não serve pra mim" kkk)
Houve um momento relaxante, ou como o Pedro disse algumas vezes, material bom para o youtube, mas ninguém gravou.
Foto Camila Albejante
O fato foi que o Pedro pediu banquinho e eu gritei, fiquei exaltada, já estava, pois ele já havia puxado o banquinho, mais para a lateral, saindo do meio, onde tinha interpretado Ventania, então já imaginava que o Antônio estava ali também (rs rs) e ele só confirmou ao pedir o banquinho. Aproveitou o êxtase e fez graça, algo do tipo: - Nossa que euforia por causa de um banquinho! Luz no banco! Com voces: O banquinho! E, depois claro chamou Tó Brandileone! Foi muito gostosa a participação do Tó nesses shows...Tó chegou a dizer uma vez que anos atrás, era apenas fã e nunca pensou que um dia poderia estar cantando com Pedro.
Foto Fatuca Ferreira
No bis, depois que ele cantou Pra voce dar o nome, não entrou o pedestal eu chiei, já imaginava que ele não iria cantar Miragem e ai ele vira e diz: O bom do show business é que EUUUUU escolho o repertório! (Fato: Coração de Pedra!) Brincadeira! Ele não estava muito bem mesmo e tinha show no dia seguinte.Essa pose foi de Eu escolho o repertório.
Foto Fatuca
Tirando a falta do bis de Miragem, o show foi 10, poderia ter sido 11, Teatro Lotado...plateia empolgada, músicos arrasando, do interior foi o melhor show em termos de energia.


















25
2011
Teatro Municipal Dr.Losso Neto_Piracicaba/SP
(Todas as fotos da Camila)
Eu e Camilets
Não sei se era a situação em que me encontrei naquele show, mas achei um tanto estranho o público de Pira...todo mundo muito quieto (rs rs) O show começava com Reação e a reação da plateia não veio junto.Cada um é cada um mesmo e tem gente que não curte muita animação.
Em Pira no momento "mesmo porque voce NÃO VAI TER COISA MELHOR" ele deu uma sacaneada pra quem esperava na primeira, dessa vez só na segunda vez...até quando sabemos qual será o gesto as vezes rola uma brincadeirinha e ai a coisa fica mais natural ainda...é bom!
No momento do Tó no bis, eles até tentaram fazer a plateia cantar junto o SOU EU, mas não rolou...é tem gente que só quer ouvir...e lá foi assim
Miragem voltou ao bis, é a versão que me deixa sem fôlego, escrevi na época se eu não gostasse dele, essa música, a interpretação dele, me faria amá-lo. Ficava estática as vezes, realmente perco o fôlego, hoje canto muito junto.







2005 Participação no Prêmio Açorianos de Música_Teatro São Pedro_Porto Alegre/RS
Os melhores da música de Porto Alegre em 2004 foram conhecidos no mês de março de 2005.
O Evento fez parte do calendário do aniversário da Cidade (233 anos). Com entrada franca
2005 ano em que se Elis fosse viva comemoraria 60 anos, a cidade natal da cantora, resolveu então nesse Prêmio Açorianos de Música, render-lhe uma homenagem pelo conjunto da obra, o Destaque Especial desse ano então foi Elis Regina e o Pedro Mariano esteve presente para representar e receber a homenagem e fez o encerramento ao lado de Marcelo Elias cantando Aos Nossos Filhos.
Detalhe eu vi o video desse dia...simplesmente o moço esquece de levar o troféu e vai embora, volta pra buscar kkk muito engraçadinho...Infelizmente não postei no youtube porque na época não sabia mexer com edição de video e eu tinha o premiação inteira passei para um colega fazer, mas acho que ele perdeu o DVD, acho que dei uma cópia para o Marcelo, não tenho certeza.


29
2012
Mooca Plaza Shopping/SP
(Fotos Fatuca Ferreira)
Galera de Sampa está em perfeita lua de mel com o moço. Shows dele cada vez mais se tornará concorrido...isso é bom! A fila que se formou em frente a Livraria Saraiva no pós Pocket nesse shopping foi um loucura. Um rapaz da loja disse que havia vendido mais de 128 cds, isso assim que cheguei e ele mal tinha começado a segunda parte do trabalho do dia....autógrafos. Disseram que até aquele dia ele foi o artista que mais levou o público a loja, por baixo ele cumprimentou mais de 300 pessoas nesse dia. O engraçado foi o cara me perguntando como era o público dele, se tinha muitas gatinhas no show e eu disse: Olha pra fila já viu alguma gatinha?!Ele disse que sim, várias! (rs rs) Ai eu disse: A chance de voce encontrá-la no show é grande...o público é fiel.
Nesse dia o Pedro sorriu tanto que deve ter saído com dor nas bochechas. kkkk
Walter de Jesus, Dani Cecato, Pâmela, Giovanna, Eunice, Viviane, Maitê, madrugaram pra não perder nada nem passagem de som...Já fui em outros pockets em shopping na capital, de outros artistas, não muitos, mas de alguns, e é engraçado normalmente o público vai chegando quando já está próximo o início do show, mas os do Pedro o povo gosta de chegar com antecedência pra escolher bons lugares e até mesmo pegar a passagem de som e ver o público só aumentando.
Foto Walter Jesus
Quando eu cheguei faltava alguns minutos para começar, tanto que assim que encontrei um lugar pra ficar e conseguir enxergar que foi dentro da loja Fastshop o show começou...
Ele surgiu com uma camisa de manga curta e de gravata, muito gostosinho kkk e estiloso.A aparição dele nesse Pocket já foi diferente da aparição dele no shopping da Granja.
Bom, dessa vez um pouco diferente também na formação em relação ao shopping da Granja, sem Conrado, mas com Gustavo Barros, mas pra lhe dar total segurança...Marcelo Elias nos teclados, e também, para o meu deleite né?! Afinal, Simples tem que ter teclado e ainda a caixinha mágica que trás dentro dela tantos instrumentos, não sei se foi nesse show, acho que sim o Pedro chamou a caixinha de "Jorge".
Dessa vez as canções tocadas a frente da bateria no Djembé foi menor, só em Simples, Pra voce dar o nome e Perdoa.
Uma funcionária da loja veio me perguntar assim que começou se o som dele era todo no estilo de Simples, lento, eu achei estranho porque se ele passou o som, devem ter ouvido outras canções, mas me fiz de boba e respondi que não que ele passeia por vários ritmos, mas que essa pegada estava mais forte atualmente e ai ela disse que de MPB conhecia, Marisa Monte, Caetano, Gil, Chico, a galera mais top né?! Disse que não conhecia ele, mas que viu que ele tem um público bom, e a voz dele é linda mesmo! (eu senti que o linda foi super sincero, afinal, nesse quesito, ninguém pode se atrever a discutir comigo) E continuou: - Para voce ter uma ideia já tinha gente por aqui esperando o show desde 16h30, coisa que não aconteceu com outros artistas. Achou-o simpático, disse que estava de bermuda e colocando a mão na massa, mas acho que ele não ganhou mais uma fã, até porque acho que o estilo dela é outro, e conhecer Marisa, Chico, Gil não significa ser fã de música brasileira né?! kkk
Uma coisa que sempre respeitei no Pedro é a prioridade que ele dá ao seu repertório, e nos pockets ele demonstrou muita "coragem" digo isso, pois normalmente, quando um artista faz um show para uma plateia muito grande e nem sempre encontra-se só fãs nessa plateia, a tendência é que ele anime esse público com clássicos da música brasileira...e ai vai um misto pra poder apresentar suas canções no meio...E ele não! Ele apresentou canções do novo cd, e clássicos só os dele mesmo...Desde que o acompanho sempre foi assim...admiro demais...mas claro, que adoro ver as versões dele para os clássicos de nossa música, mas o respeito demais por isso.
Depois da três novas, ainda veio com Lado a Lado e Sei de mim, e depois os seus clássicos, Voz no Ouvido, Estrela de papel, Simplesmente e ai Miragem (oito) e para encerrar Quase Amor e Três Moedas e realmente Livre pra viver mais uma vez ficou de fora...Engraçado em entrevista ele disse que depois de Voz no Ouvido, Livre pra viver é outra canção que não sai, não sai dos shows, mas saiu dos pockets...Não sei se ficou esperando o público pedir bis, mas assim que encerrou o público correu pra fila e ele também.
Foto Fabi Castro
Foto Angela Maria
31
2011
Teatro Municipal Carlos Gomes_Rio de Janeiro/RJ
Pelos comentários nas redes sociais na época, ainda orkut tava vivo, e twitter, a repercussão do show foi muito boa...O SHOW FOI DUCA, ou melhor, FANTÁSTICO...
Isso na época eu atribui ao público, diferente do primeiro show da Turnê Incondicional no Canecão, que parece a plateia não foi tocada...público é sempre co-responsável. Quando estamos em uma festa a gente faz parte dela e quando achamos a festa chata, pode ter certeza nós também não estamos bem. Claro! O artista é o maior responsável, mas não está sozinho nessa, o cara chega com vontade e se o público não vem junto...esquece...vai murchando. A não ser quando é um público bem reduzido, uma coisa mais intimista, não dá mesmo, ai é com o artista, a única coisa e olhar nos olhos do público e vê se estão brilhando, se estiver já tá bom!
Pedroca disse que foi UM DOS MELHORES shows dele. Na época que a Fabi Castro me contou isso, a única resposta que eu pude dar com uma pontinha de ciúmes, de não ter estado presente nesse show, foi:
Ainda bem que ele disse que foi UM DOS e NÃO O MELHOR kkk.
A banda teve um desfalque, Marcelo Elias, a beleza italiana da banda não abrilhantou o palco do Teatro Carlos Gomes do Rio, foi substituído por Felipe Cruz.
Acho que pra cobrir a ausência da beleza do Marcelo, Pedro usou e abusou do seu charme paulista, afinal, ele tinha um convidado carioca, de grande público, e ai sabe como é! O "Acho" só foi de sacanagem, o cara é intérprete, tem mais é que sempre usar e abusar do seu charme.
Antes de receber seu convidado, até aonde eu sei, o palco foi todinho dele, e se deu totalmente ao seu público carioca, afinal, show com banda fazia muito tempo, o último foi setembro de 2009, no lançamento da turnê, 1 ano e meio, é muito tempo.
Creio que esse tempo ajudou para que o show se tornasse UM DOS MELHORES, tudo bem, que não esgotou antes do dia, coisa que aqui em Sampa, pela capacidade da casa, já teria esgotado, mas São Paulo não tem praia, a história da cidade é outra, já dizia o povo da bossa que: A Bossa nasceu no Rio, mas quem abriu a bolsa para a bossa foi sampa. Público é diferente!
Mais uma vez as cortinas se abrem ao som de REAÇÃO e surge também o cenário, nem sempre o cenário viaja com a banda, segue-se QUASE AMOR, TEM DÓ, a primeira sequencia INCONDICIONAL, com pedestal, SIMPLESMENTE E PROCURA, o pedestal que depois do Intuição voltou na turnê incondicional, 2009/2011 e ficou na turnê OITO.
VENTANIA, PRA VOCE DAR O NOME (dessa vez sem o Tó). Não levou bateria e fez o momento Karaokê livre, leve e solto, e realmente fez todo o povo cantar...QUARTO VAZIO, ESTRELA DE PAPEL E VOZ NO OUVIDO...Rio de Janeiro é a casa de Pode ser, lá a canção pode não estar no repertório, que o público pede e é atendido. Nesse dia, impossível dela ficar de fora...o compositor, Jorge Vercillo estava presente. Pedro já deu canja em show do Jorge em Sampa e o Jorge retribuiu no Rio. Ele foi chamado e rolou a primeira canção em dueto PODE SER, e rolou um comentário muito fofo do Jorge, perguntando ao Pedro o arranjo é do "SEU" CÉSAR CAMARGO né?! E o Pedro todo orgulhoso, DO MEU kkk. Na sequencia PODER também de Jorge Vercillo e também arranjo de César Camargo Mariano, ele se despede,mas pra voltar. Volta o Pedestal rola MIRAGEM,depois INVERNO E NAU e TRÊS MOEDAS...No bis, ao invés de Tá tudo bem, não tenho certeza, se cantou ou não, mas teve no bis de QUASE AMOR em dueto com o compositor, essa canção, apesar de não ser arranjo do César e sim do Otávio de Moraes, a batidinha, aquela parte em que o público bate palmas ritmadas, como o Pedro disse uma vez, essa "célula" foi em homenagem ao César. Tem vídeo espalhados pelo youtube, acho que é em Quase amor que ele conta que mostrou a canção ao Jorge, e que normalmente recebe do compositor, em voz e violão, e ao mostrar ao Jorge Vercillo o resultado, demorou para o compositor sacar que era uma canção dele de tão diferente que ficou do que ele pensava pra canção. Esse é o dom do intérprete e que, apesar dele não compor, a canção em si, ao dar um arranjo e emprestar a sua voz, ele a compõe, nas composições do Jair, do Daniel, do Jorge, gravadas pelo Pedro, não vejo muito "o" compositor, talvez só as letras mesmo. E finalizou esse show com LIVRE PRA VIVER...claaro!
Nesse dia ele diria que estava encerrando a turnê, o que causou um certo...Como assim?! Afinal, o cd novo nem previsão de lançar, ele nem estava em estúdio, creio que iria começar a pré-produção, apesar que acho que a pré-produção já estava bem adiantada, mesmo assim, a despedida soou estranha. Na realidade o que se encerrava era a turnê com patrocínio Bradesco e Nextel e não a turnê em si...E graças a Deus ainda rolou mais algumas apresentações até o fim do ano.

Nenhum comentário: