segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ESPAÇO PARA O CIDADÃO...

Como falei ele está mais eloquente, contando histórias, deixando o show simplesmente leve...mas também anda muito sério quando fala de como anda sendo tratado a cultura no Brasil. 
Nesses 7 shows da Orquestra que aconteceram nesse segundo semestre ele andou visitando escolas de música e conversando com os adolescente desses projetos, falando da importância da música e de se ter um sonho e trabalhar para isso e "ter fé, não fé religiosa, fé de acreditar". 
Tanto em Santos quanto em Araras o discurso sobre essa questão foi muito contundente,  de muita revolta e concordo, revolta mesmo.
O mais forte foi em Araras, por estar se apresentando em mais um espaço criado por Oscar Niemeyer, fez menção ao incidente no memorial, disse que Niemeyer gostava de música e sua obras sempre tem espaço para essa arte...e lembrou a bendita Black Friday, fez a crítica, que muitos estavam fazendo, que foi uma enganação, mas falou mesmo da mania que o brasileiro tem de imitar americano, mas que não imita no que é mais forte no americano, o patriotismo, que não valorizamos o que é nosso. Contou que estava em Los Angeles no fatídico 11 de setembro (por conta do Grammy) e que horas depois do ataque, todos já estavam com a bandeira americana em seus carros.

E concordo com ele em tudo...
Devíamos amar o país que vivemos e brigar pra que ele seja o melhor lugar do mundo, é o que temos, então temos que melhorá-lo, fazer a nossa parte. Entender que as ruas, as praças, são extensões de nossa casa, que não podemos aceitar passivamente a falta de políticas públicas que realmente façam a mudança. Essa consciência falta em nós.

É triste ver como a cultura é tratada, sendo que a saída para muito dos nossos problemas está vinculado a ela, a educação formal seria beneficiada, a cidade como um todo ganharia, ganharia pessoas mais sensíveis e integradas a ela. 
Fico triste quando vejo um espaço não muito grande e com ingresso até acessível, não encher, não só por falta de divulgação, por falta de valorização a nossa música, é como que se dissesse que não existe nada mais na música a não ser o que está na mídia. O espaço devia ser dado a todos os estilos e "cores".
(todos os últimos três parágrafos são meus)

Fotos: Reca Silva_Pedro Mariano e Banda_Clube de Regatas Vasco da Gama_Santos/SP_28/11/2013

bjs
Neli


Nenhum comentário: