domingo, 5 de janeiro de 2014

RETROSPECTIVA PEDRO MARIANO 2013 2º Semestre 1º parte

Fotos Ana Paula (Volume Dois) 14/07
Meus cliks do dia 14/07 matando a saudade
Depois de quase 9 anos acompanhando o Pedro Mariano de pertinho, consegui um feito que nem foi tão grande assim, show dele tive oportunidade de ver três e não vi, foi o show de março, abril e maio, e não fui, queria treinar o desapego, em parte achei que até foi pouco em termos de tempo, foram 5 meses, mas ai chegou JULHO não teve jeito, Festival de Inverno em Paranapiacaba, uma vila de Santo André, cidade pertencente a Grande São Paulo, foi dia 14, gratuito, ai já é demais...
Não há desapego que funcione. Fora que o show é em pé...a-do-ro, a plateia fica mais receptiva, povo não tem preguiça de bater palmas, cantar, parece que a alegria já tá no ar. Cadeira, teatro, dá uma quebrada nesse clima. Fato é que lembrava também da outra vez em 2011 que ele esteve nesse mesmo lugar e eu curti muito...então já que ele voltou eu também voltei. E como eu escrevi à época "como que um sentimento pode o tempo atravessar? " Quando o sentimento é verdadeiro...e minha paixão pela música dele é verdadeira, não tem jeito.
Fotos Walter Passagem de som;Edu Roadie (plateia),
 Ana (todos) Reca (músicos)
Show Oito, quase completo para um festival, já que sempre tira canção em shows feito para prefeituras, caiu Acaso, já havia tirado Estrela de Papel e incluindo Risos e memórias, nenhuma das duas entrou nesse show e Tá tudo bem também não rolou. 
Graças a Deus todo o resto veio, principalmente a sequencia Procura e Pra cada coisa que no Festival de Indaiatuba, em 2012, ele havia cortado Procura e eu não curti nenhum pouquinho.



Fotos Reca 14/07 
O Festival de Inverno de Paranapiacaba, contraditoriamente, estava ensolarado e quente (rs rs) e bem no momento Pode Ser e Voz no Ouvido o sol brilhou forte e bem no rosto dele. Quando teve que ficar mais parado no meio do palco por conta do pedestal, pediu um acessório, um Ray Ban, e como eu disse na época "as mina pira" ficou super charmoso e ainda pra interpretar Lado a Lado ficou perfeito. Claro que curti né?! Muitos fãs apareceram por lá...foi muito prazeroso encontrar tantas pessoas. Primeiro show de Luis Gustavo Garcia no baixo, é Paranapiacaba, ou melhor, Festivais tem sido prova de fogo para novos músicos na banda do Pedro. (Thiago Big Rabello em 2011 em Paranapiacaba e Bruno Lopes em Indaiatuba e esse ano Luis Gustavo Garcia também em Paranapiacaba)
Fotos Andreia Cangane, Camila Albejante e Tatiana Ribeirao 19/07
E JULHO não foi só isso, ainda teria Tom Jazz, B.H e Vinhedo. No dia anterior ao show em Paranapiacaba participou de um evento no Estádio do Ibirapuera a Ecopa. 
Vamos então para os dias 19 e 20 um show dessa vez, um Piano e Voz com Marcelo Elias, no Tom Jazz em São Paulo acho que foi a primeira vez em São Paulo, já fizeram no Rio, na realidade em Niterói, das outras vezes em São Paulo foi com o papis...é foi a primeira vez em Sampa ao lado do Marcelo.

Fotos Thiago Gonçalves 20/07 
Foi nesse show que ele trouxe a novidade do ano, eu não estive presente no dia 19 e nem estaria no dia 20, só fui mesmo, pois já estava na Paulista me encontrando com a Erilene, e a Aline que não pode vir, me ligou e me deu o ingresso, mas contaram que ele disse no dia 19, em primeira mão, que um sonho se realizaria, uma serie de 7 shows acompanhado de uma Orquestra, e apresentou algumas canções que estariam nesse Projeto, Certas Coisas, Voce e Faltando um Pedaço, todas na versão piano e voz, claro! As canções do Oito nesse show foram só três: Simples, Pra voce dar o nome e Perdoa (essas duas no finalzinho do show).
Foto Thiago Gonçalves 20/07
Simples é a canção que abriu todos shows dessa temporada do Oito, independente se é Banda, Acústico ou Piano e Voz. Teve então Tem dó e Acaso, Dupla Traição, Faltando um Pedaço, Deixar voce, O que é amar, Caminhos Cruzados e Velho Piano, Voce, Certas Coisas, Pra voce dar o nome, Tarzan o filho do Alfaiate, Perdoa e Pode ser.
No dia 19 deu a notícia do Projeto, no dia 20, confirmou que o show, marcado para Recife seria o primeiro show com Orquestra e também liberou a data 12 de outubro, dia da criança, (pra mim feriado de Nossa Senhora), disse que esse show contaria com a gravação do DVD em parceria com o Canal Brasil, que foi realizado em São Paulo, no Teatro Alfa.
Uma nota, em maio ele já sabia, pois depois do show em Fortaleza fãs de Recife diziam que o aguardavam e a produtora local, que depois deixou de produzir, já adiantava que seria show com Orquestra.
Dia 27 de julho, show com banda em Belo Horizonte, mais um show Oito, Sesc Palladium. 
Levou sua alegria e graça ao lado de sua banda, Marcelo Elias, Conrado Goys, Luis Gustavo Garcia e Thiago Big Rabello; parece que a casa não lotou, mas para um teatro de 1300 lugares, disseram que mais da metade foi ocupado, e as meninas que foram daqui, Reca, Rosi e Camila tiveram até problema pra registrar o show, fotos que tenho são apenas a partir de videos da Camila. E o repertório foi completo.
Passagem de som 28/07
No dia seguinte, 28 de julho, foi a vez de Vinhedo, em mais um Festival, não tão grandioso como o de Paranapiacaba, na realidade nada, só teve o show dele mesmo kkk no "Festival", mas vamos deixar registrado que foram dois festivais no mesmo mês. Nesse o show foi acústico, mas o palco caberia uma banda...e acho que o público iria curtir mais ainda. Cheguei cedo, pensando no "Festival", achei que teria mais atividades culturais, peguei a passagem de som, curti isso, mas senti que minha presença na passagem de som o incomodava, dei uma saidinha. 
Show 28/07
Voltei depois para curti o show e curti muito o acústico, estava com saudade de tudo. Esse Festival de Inverno, foi inverno mesmo, quando o sol foi baixando o frio foi chegando. Pedro, Conrado e Luis Gustavo fizeram a noite mais quente nesse dia...nos acústicos anteriores Pedro fazia uma pequena parte a frente da bateria, dessa vez decidiu de última hora a fazer todo o show na bateria, pois quando eu cheguei tinha um banquinho e um shaker em cima do banquinho. Ele cantou e tocou bateria desde Simples, e ai todo resto veio na batera, Pra voce dar o nome e Sei de mim. (Sei de mim ele chegou a fazer na batera em outra oportunidade, no Rio de Janeiro), dessa vez não tocou Sei lá eu e inseriu no Acústico Risos e Memórias que já havia tocado no Show do Sesc em São Caetano, em Fortaleza e Teatro Bradesco. Claro, teve Miragem, Perdoa, Por nada e por ninguém, além das clássicas Tem dó, Pode ser, Voz no Ouvido, Simplesmente, Quase amor, três moedas, Nau e Livre pra viver.


Foto Mariana Alvarenga e Silvano Santos 29/08
Meus Clicks 29/08

Vem AGOSTO e O tão esperado show com Orquestra, o tão esperado show em Recife, depois de 3 anos voltando a Recife, e no mesmo mês, Agosto, 29. Dessa vez Teatro Santa Isabel...Lindo...Eu fui!!! Apesar do show ser só no final do mês, ele estava correndo com a produção disso tudo, afinal, Recife era apenas o começo da turnê. Tinha que ensaiar com seus músicos para depois em cada cidade se juntar a Orquestra local. Além de visitar escolas de música para crianças e adolescentes.


Foto Fatuca 29/08
O primeiro show é, pra mim, sempre especial, gostinho da novidade é muito bom...Tudo novidade, cada canção que entrava no repertório era novidade...O repertório do show foi bem balanceado. Pedro só tem dois DVDs  de carreira, Piano e Voz e o Ao vivo de 2005, esse último privilegia as canções dos seus três primeiros Cds, sendo que do primeiro cd só uma canção, Nau. Sete anos depois ele tem que contar história de outros 3 cds, Pedro Mariano 2007, Incondicional e Oito. Achei a decisão super acertada...Regravações de sua carreira. Ventania, essa, segundo ele a pedido da filha, A medida da Paixão, Poder, Simplesmente, Simples, Pra voce dar o nome, Sei lá eu, Miragem...(50% do repertório); 2 inéditas e 6 releituras, achei muito equilibrado.


Meus Clicks 29/08
O show começou como começa o show Oito...SIMPLES e de lá veio só musicas lindas, pra mim esse DVD é de Clássicos. Todas são clássicas, tantos as canções dele como as releituras de compositores consagrados e das inéditas, uma delas vai cair no gosto popular, já caiu no gosto de boa parte de seus fãs. 
A grande surpresa da noite e eu ficaria triste de não ter estado presente, nessa PRIMEIRA VEZ...Sangrando de Gonzaguinha, até hoje fico besta lembrando que eu postei de manhã a letra da canção na rede social e a noite, de repente essa foi uma das canções escolhidas por ele para o repertório, chorei de soluçar, foi incrivelmente linda. Senão me engano foi a canção em que os aplausos demoraram mais, tudo bem que o público de Recife é tremendamente caloroso, e alegre, divertido, animado kkk...mas, com certeza os aplausos foram pela performance do moço que mesmo errando a letra, não tirou a beleza da canção...quem sabe fazer até cantando errado, arrepia.



Nesse show ele assumiu uma tensão e que, segundo ele, só viria a relaxar quando entrou no último terço do show.
A Orquestra em Recife foi formada pela orquestra de cordas de músicos da Sinfônica de Recife e os metais por músicos da Spok Frevo Orquestra.
Pra mim assistir um show em outra cidade e ter pessoas que já conheço virtualmente para encontrar é muito bom, caso do Silvano Santos, que além de fazer a gentileza em adquirir os ingressos para mim, Erilene (Fortaleza) e Fatuca, foi o guia mais simpático, inteligente que eu poderia encontrar em uma viagem. Ai antes do show começar foi uma festa de encontros, Anabelle Veloso, Luis Fernando e a namorada Annie Jessica, Carlos Henrique e a mãe, Mariana Alvarenga, conheci o Archele e o Adenísio, e Vivian e Vanessa que também encontrei depois nos passeios pela bela Recife.

Ficha técnica em Recife http://pedromarianoavoz.blogspot.com.br/2013/09/pedro-mariano-e-orquestraficha-tecnica.html#links

Dias antes do show em Recife, dia 26/08, ele gravou, no restaurante Escondidinho da Clodine, esposa do Jair Rodrigues, um depoimento para um documentário da Globosat, (Bis docs) sobre o "Cachorrão" (Jair Rodrigues).


Fotos Nayana Mello 06/09
Fotos Ana Paula (volume Dois) 06/09
Infelizmente, ele não proporcionou a chance de eu vè-lo também em Fortaleza, já que eu fui para Recife e Fortaleza foi na semana seguinte, poderia ter emendado, mas a agenda de Fortaleza só veio a público depois que eu já havia decidido minha ida e volta de Recife...Mas, tudo bem, no primeiro eu fui. Então como falei, em Agosto, ele correu com os preparativos, e realizou o primeiro show do Projeto e em SETEMBRO, dia 06, foi a vez de Fortaleza...Teatro Via Sul 
Três meses depois voltando a Fortaleza para um show diferente, dessa vez com uma Orquestra...um show GRAANNDE! Creio que foi a cidade para qual ele mais concedeu entrevistas para rádios.
Fotos Nayana Mello e Luziara Lavor
Público de Fortaleza como eu disse, quando comentei o show de maio é mais sossegado, mais silencioso, mas nem por isso, menos caloroso. Aproveitei esse jeito do público de Fortaleza e peguei todos os áudios dos vídeos das canções que o público fez, principalmente, a Luziara e juro, não paro de ouvir e já estamos em janeiro/2014.
Já que na retro do show em Recife falei das regravações das canções dele, no de Fortaleza, vou citar as releituras de compositores famosos. Certas coisas do Lulu e Nelson Mottaque já não era a novidade a canção no repertório, mas o arranjo com Orquestra é outra coisa; Al Otro lado del Rio, Jorge Drexler, e Voce (Roberto e Erasmo) e Faltando um Pedaço do Djavan, essas duas, também já não eram novidade, além de Pontos Cardeias de Ivan Lins e no bis Sangrando de Gonzaguinha.


Meus Clicks 08/09
Não estive presente nesse segundo show com Orquestra, mas com certeza, pelos comentários foi a perfeição.
A Orquestra de cordas em Fortaleza foi formada por músicos da Orquestra Eleazar de Carvalho.

Voltou a São Paulo...e quem quis matar a saudade pode. O último show foi em julho, apesar que nem é tanto tempo assim, mas não foi na capital, foi na grande São Paulo, Teatro Paulo Machado de Carvalho em São Caetano e com Banda, dia 08 de setembro.
Fotos Andreia Cangane, Reca e Vivi Jade
Pensando aqui, ainda estava com saudade do Oito, mesmo tendo visto o show em Paranapiacaba, na realidade vou morrer com saudade do Oito, ele já mudou um bocado o show...Nesse show ele colocou 3 canções que não faziam parte do show Oito com Banda ( cantou a Inédita da Ana Carolina, Chiara Civello e Edu Krieger, Um pouco mais perto e Ventania acompanhada pela homenageada na canção, Rafaela, e Sei lá eu, que apesar de ser do CD Oito não era do show com Banda. Tirou Pode Ser, não cantou Risos e Memórias e nem Tá tudo bem. Ou seja, o momento Karaokê, que tinham 4 canções, ficou reduzido a Voz no Ouvido, acredito que por isso, não tem mais aparecido a bateria dele nos shows.


Clicks Fá e meu
É Rafaela esteve no show e dessa vez sua participação, de ficar ao lado do pai, não foi nem em Quase amor e nem em Sei de mim, foi em Ventania mesmo...Como era na turnê Incondicional, quando ele a convidava para o palco. É Rafaela, "invadia" em Quase amor, mas quando era conversado e combinado com ela, era em Ventania que ela surgia no palco.






Fotos Walter de Jesus, Reca e Tatiana Ribeiro
Resumindo shows 2º semestre (Julho a Setembro)
**13º Festival de Inverno de Paranapiacaba_Santo André/SP

**Piano e Voz com Marcelo Elias _ Tom Jazz/SP
**Teatro Sesc Palladium_Belo Horizonte/MG
**5º Festival de Inverno de Vinhedo/SP
**Teatro Santa Isabel - Recife/PE Primeiro show com Orquestra
**Teatro Via Sul- Fortaleza/CE
**Teatro Paulo Machado de Carvalho-São Caetano/SP - Show Oito

CONTINUARÁ....

Bjs
Neli

2 comentários:

Silvano Santos disse...

Adorei a restrospectiva, mesmo não acompanhando com a frequência que vc Neli, gosto de ler pra poder imaginar e sentir a energia que é estar de pertinho do Pedro. Só senti falta no post dos dias teus em Recife, kkkkkkkkk. Brincadeira! Bjs Neli!

Silvano Santos disse...

Ownnnnnn, que fofaaa! Saiba que eu adorei ter sido guia de vcs nos passeios. Queria tanto poder ter saído mais com vcs, pensei até em faltar no trampo, mas como tinha acabado de entrar no emprego, ia ser sujeira kkkkkkkkk. Amei conhecer a Fernanda e a Ana e claro, vc Neli, que já vínhamos mantendo contato a alguns anos. Obg pelo carinho. Fica com Deus. Bjooooo.