terça-feira, 21 de novembro de 2017

A MATEMÁTICA DA MÚSICA

A matemática é uma ciência que dizem exata. Na música também tem matemática e o produto é o resultado de uma soma. No caso da música:



Intérprete+músicos+poemas+(harmonia+melodia+ritmo)=emoção...

Na sexta-feira dia 17 Pedro Mariano+Orquestra+repertório“DNA”+ao vivo=emoção com encantamento...Como não se encantar, né?!
Sexta eu pude ir ao Rio de Janeiro presenciar mais um Show com orquestra, sei lá até quando vai isso (rs rs) eu achava em 2013, quando dá a primeira turnê, que os sete shows seriam os únicos (PE, CE, SP, PR, RS, RJ, DF), mas me enganei e me enganei legal... 


É preciso realmente agradecer ao Bradesco e ao Ministério da Cultura, pois depois tivemos shows de lançamento do DVD em 2015, com mais cinco shows (SP, RJ, BA, PE, SP) no final de 2015, mais um patrocínio se iniciou, mais 5 shows, fez mais uma apresentação no CE, e em 2016 completou com os 4 shows (RJ,DF,PR) e encerrando a turnê em SP. Além de um show pela Alpha FM no Tom Brasil. 

E agora em 2017, mais uma turnê, mais 5 shows...Tô ficando mal acostumada viu Bradesco? (rs rs).Já fiquei imaginando o Pedro o próprio Rei Roberto, que desde que o Rei começou a se apresentar com Orquestra nunca mais deixou, acho que tem tudo a ver, as datas de aniversário deles são próximas (18 e 19 de abril, pela ordem o príncipe e o rei). 

Mas, voltando...a turnê dessa vez é um show novo, com muito mais canções inéditas, ou praticamente inéditas. 

Sexta, com a ajuda da Fabi Castro consegui participar até do ensaio aberto. Dessa vez trocou as palestras pelo ensaio aberto, achei justo (rs rs). 

Já assisti a passagens de som, quando ele se apresentou em praça pública....E ensaio aberto, só de peça de teatro, de show foi a primeira, e a diferença com a passagem de som, é que, no caso do espetáculo em questão, tem cenário, e a orquestra, e ai tem que testar as luzes, o som tem que verificar se tá captando todos os instrumentos... 

Na realidade por quase uma hora, Pedro não cantou ficaram só mesmo testando luzes e instrumentos, afinação e tals....Enquanto isso, eu ia brincando testando a minha memória, já que os instrumentos muitas vezes tocavam uns trechinho das canções do show....Mas, o melhor mesmo é ver e ouvir ele, A VOZ....como eu costumo dizer A MINHA VOZ!!! 

O mais interessante pra mim, foi ele nesse ensaio dar a ideia, digo ideia, porque certeza a gente nunca tem, de que iria cantar Pra você dar o nome no meio da plateia, eu não sabia ao certo se ele só estava testando o microfone, pra que não ocorresse aquelas interferências, apesar que não precisava ir tão longe com o microfone (rs rs)...e outra coisa que reforçou a ideia de que ele iria pra plateia é que procurou pelo Diretor do espetáculo Fernando Gomes....Mas, ai tinha um outro lado também, eu achei estranho, ele mostrar essa surpresa para os convidados do ensaio (podia ter esperado a gente sair kkk já que ele diz não se deve ver a noiva de bobs), mas como eu disse, certeza, certeza de que ele iria pra geral, eu realmente não tinha, 

Como eu comentei na rede, ele foi ficar mais perto dos pobres mortais, já que o moço no palco É DIVINO! E, por isso que a matemática da música, principalmente com ele, é mais exata! Não tem como o resultado não ser o de grandes emoções...O teatro fica inundado de som perfeito, de música bela, de voz que preenche todo o ambiente, e como disse várias vezes, se transforma em instrumento através do canto e ao se juntar a orquestra é perfeito. 

Pra mim todo teatro tinha que ter frisa kkkk, pois eu com a música funciono bem quando meu corpo pode reagir a ela, porque a toda ação tem uma reação, ou seja, se ela tem uma pegada dançante...tenho que dançar. 

As 3 primeiras tem uma pegada gostosa, eu canto, danço, e fico feliz...Muito feliz...feliz mesmo!!! (DNA, DE PEITO ABERTO E SIMPLESMENTE) Se fico em pé, mais feliz fico!!! Sinto a música pelo corpo todo....Mas, depois veio Êxtase, Risos e Memórias, ai é só ficar babando o moço, se bobear sou capaz de dormir, mas não durmo, confesso, eu fico é esperando uma olhadinha dele kkk nem pisco ahahaha.(mas, não tenho conseguido essa façanha – snif snif snif) 

Contando isso me lembrei que durante um bom tempo, até comprar o Piano e Voz eu gostava de programar as faixas mais românticas e lentas do voz no ouvido e dormir...depois substitui com algumas canções do Piano e voz...É ele me ninava toda noite....durante muito tempo...Hoje em dia ando tão cansada que quando deito desmaio (rs rs). 

Não tenho certeza se a próxima canção foi Pra você dar o nome ou Acaso, acho que foi Pra você dar o nome....E ai ao começar a introdução ele caminhou para frente e canto do palco....A plateia desacreditou, primeira vez que esse homem faz isso (agora tinha que ser no Rio? kkkk), pelo menos desde que o acompanho nunca o vi fazer...Não sei se no início de carreira ele fazia, acho que não. Mas, foi interessante, do alto eu via as reações, e eram muito engraçadas. 


Seguiu a ela Acaso, e depois ele faria um discurso sobre Labirinto, discurso forte, como em São Paulo. È uma música muito forte e profunda mesmo, uma pena que na sequencia não rolou Giramundo, essa canção saiu no show em Recife, quando além de Terço que foi introduzida no show em Salvador, entrou Acaso. ( auma canção tinha que sair do repertório)...Pra São Paulo ele ficou devendo duas (ehehehe) 

Manteve mais duas canções do primeiro show com Orquestra Certas Coisas e Um pouco mais perto. 

E caminhando para o bloco final, não tenho certeza, tenho uma leve impressão que ele fez o discurso do bloco final do show antes de cantar Alguém dirá, se assim ele fez...Não são as últimas 5 e sim 6. 

Alguém Dirá, Terço, Por Nada e Por Ninguém (acho que aqui deu uma escorregadinha na letra, mas ele como sempre não perde o tom e nem a sequencia), Pontos Cardeais, Enfim e Casas. 

Esses discursos que ele anda fazendo, de que as canções que virão são mais dançantes e que quem quiser ficar em pé nas laterais fiquem a vontade, mas que não invadam a frente do palco, são muito interessantes, desestimula qualquer pessoa a ficar em pé (rs rs)...Por um lado é bom, ele tem a certeza que o povo tá ali pra ver ele, e não dançar (rs rs) 

Antes de cantar Enfim, ensaiou como em São Paulo e nas outras capitais, o refrão da canção "O Jantar na mesa, repleta de gente enfim, mais bela surpresa, a casa e um lar enfim, você aqui, melhor assim...” Não sei se foi também durante essa fala ou depois, antes de cantar Casas, ele falando das canções que não era musica só de...e deu uma reboladinha. algo por ai, não lembro as palavras exatas uma pena, mas como lembrar?! Com a reboladinha dele eu morri!!! E apaguei qualquer pensamento...A não ser durante a canção...A cada vez que ele dizia “A esperança dança” eu lembrava da “esperança dança na corda bamba de sombrinha” A Fabi reparou que ele sempre sorri quando canta esse trecho!!! E é vero!!! 

Encerrou o show com mais duas parcelas dessa grande soma...Sangrando e Miragem....Enquanto isso eu da frisa...ficava olhando para o resultao...EMOÇÃO PRA LÁ DE INTENSA...E continuei a cantar “LEVANTA!!! VEM OUVIR QUEM CANTA AGORA SÓ QUER O SEU BEM....” Infelizmente como eu também disse nas redes sociais...o Levanta ficará só na canção!!!

beijos 
Fotos_Luana Almeida_Pedro Mariano e Orquestra - DNA_Teatro Bradesco Rio_Shopping Village Mall_Rio de Janeiro_17/11/2017

Neli

3 comentários:

Tatidsimoes disse...

Tudo lindo e perfeito... Nesse show de Orquestra é tudo tão maravilhoso, que não consigo filmar, nem fotografar. Fico encantada e paralisada, como um sonho. Mas, aguardo ansiosa um show novamente pelo SESC da vida, para dançar bastante...bjs Neli

Unknown disse...

Nossa! Neli descreve com perfeição tudo que aconteceu. Tô contigo qd diz que tem q ter a frisa, queria muuuito dançar tb, da próxima vez compro lá. Mentira! Vou comprar nas laterais mesmo, pra ele passar e cantar pra mim novamente, kkkkkkkkkkkkkkkk. ��������������������

Sonhos melodias disse...

Neli, quero muito comparecer ao show de gravação desse show. Ele está cada vez melhor!