sexta-feira, 2 de setembro de 2016

LICENÇA PARA LUCIANA MELLO

"Meu pai e minha mãe sempre colocaram muito samba em nossa mamadeira", é assim, que Luciana Mello e Jair Oliveira sempre falam das influências musicais que veio de dentro de casa.
E por ter se deliciado com tanto samba, o novo CD "Na Luz do Samba" não poderia ter outro resultado, é um CD de SAM-BA, em letras maiúsculas mesmo e bem pronunciado. Não tem sambinha, só sambão e da melhor qualidade.

Na audição, que digo, tá difícil de não querer ouvir de novo e de novo, percebi uma Luciana reafirmando que nasceu para cantar, nasceu também para o samba, empresta todo seu talento e com seu timbre e suingue brinca com os compassos de cada canção. As canções contam com arranjos de Otávio de Moraes, Prateado, Webster Santos e Walmir Borges. 

Pra produzir o Cd ela também contou com a colaboração de seus fãs, através do Financiamento Coletivo, e os fãs agora, eu me incluo, claro, podem saborear canções que alimentam a alma. Ela nos deu um pouco, ou melhor, nos deu muito do que tomou na mamadeira.
A cada samba que se ouve, consegue sentir a presença de Jair Rodrigues, afinal, é a ele que ela oferece o trabalho.

Foi por causa de um conselho dele, que ela mergulhou no samba de corpo e alma pra realizar esse projeto. Ela conta que ele sempre dizia, "Minha filha quando voce gravar um sambão, um sambão mesmo, voce vai arrebentar a boca do balão!"
É Jairzão! Ela gravou, e gravou sambão mesmo! Mas voce sabe, voce com certeza esteve lá no estúdio acompanhando e a iluminando.
O cd conta com mais algumas colaborações de integrantes da família, tem o irmão, Jair, na composição de três das nove faixas, são as inéditas do CD. Em duas delas, Brasileira Guerreira e Na correria, reforça a Luciana Mello, mulher, mãe, guerreira, que canta pra a autoestima da mulher.
Posso dizer que essas duas canções estão na lista das que mais amei, Jair Oliveira falando de mulher, me faz lembrar Chico Buarque, fala com conhecimento, afinal, tem cinco mulheres muito próximas em sua vida, cinco mulheres fortes.
Mas, já digo, gostei de todas as canções.
Percebi também nesse trabalho, a Luciana cidadã, quando ao interpretar Escasseia, ela nos faz uma alerta, discreto, é bem verdade, mas está ali nos alertando a cuidar da nossa água.
A outra participação da família é da Nina, sua filha de 7 anos, que quis entrar no estúdio pra cantar com a mãe, na época tinha 6, idade bem próxima de quando Luciana gravou, no Cd do pai, a canção o Filho do seu menino...é a terceira geração de uma família musical que vem surgindo. Luciana deixa claro que não existe pressão. Só sei dizer que a Nina fez uma belíssima participação na faixa Roda de Baiana que encerra o Cd, é uma das três canções do repertório do Jair Rodrigues escolhida para o CD.
Acredito que Nina deva ter ouvido  próprio avô a cantarolar, Luciana contou que viu a filha cantando e sem errar a letra e se admirou.
E eu só posso dizer - Eita mamadeira boa!
Outra participação no Cd é da afilhada musical do pai, Alcione, a Marrom, que divide com ela a canção Somente sombras, mais uma faixa que veio do repertório do Jairzão. O interessante nessa faixa e quando voce ouve uma, depois a outra, e depois as duas juntas voce tem a certeza de que o samba não vai morrer, que tem muito chão ainda pela frente.
O Cd ainda conta com as faixas: Clementina, outra que Jairzão gravou (não consigo ficar sem bater palma, nessa e em Escasseia), Sou eu (o samba mais tranquilo do Cd) e Joia Rara, essa última uma regravação do Walmir Borges que assina a produção junto com Luciana Mello, inclusive, creio que foi uma decisão bem acertada, o disco, digo mais uma vez, ficou um disco digno do SAMBA, samba paulista da melhor qualidade. E essa canção é uma delícia, vontade de ficar cantarolando, pena que não tenho facilidade pra alcançar uns tons que ela alcança na canção.
Ah! Calma não acabou, a cereja do bolo, a canção que abre o CD Estrela Sorridente, composta especialmente para o Jairzão.
Todo o cd foi para atender o conselho dele, mas essa, é só dele. O que é essa canção?! É mais uma das inéditas no CD e é também de Jair Oliveira, que matou a pau, realmente ele é o meu “Chico Buarque” do século 21.
E a história dessa canção, deixa claro, como a Luciana Mello tem dito em seus shows, que Deus escreve sempre certo por linhas certas, a gente é que tem dificuldade para entender o Seu desígnio.
Essa canção entrou devido a uma outra que seria dedicada ao Jair Rodrigues, mas não foi liberada pelo compositor, e ai o Jair compôs o que só um “filho fã” poderia dizer do “pai cantor”. Ele fala do que ele captou de uma pessoa com quem ele cresceu, que morava em sua casa e que ele viu muitas vezes no palco. De um ser que tinha a plateia sob seu domínio, era difícil ver alguém não sorrir dentro de um espaço em que estava Jair Rodrigues, afinal, ele era “O Sorriso”, e como não sorrir para um sorriso?! Tudo foi certo, uma composição especialmente para ele feita pelo filho e interpretada pela filha.
Esse Cd sem dúvida alguma, faz valer o ditado do velho Caymmi:
Quem não gosta de samba bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou é doente do pé” Nessas descobri que amo samba. É colocar para tocar e sair sambando, cantando e sorrindo...Porque, como já disse, não dá pra não sorrir para um SAMBÃO feito para o homem sorriso.
Luciana obrigada e obrigada! E que venha o lançamento! Sucesso!

bjs

Nenhum comentário: